Feira de Santana sedia a primeira reunião do Comitê do Plebiscito Constituinte

1ª Reunião do Comitê do Plebiscito ocorre em Feira de Santana.
1ª Reunião do Comitê do Plebiscito ocorre em Feira de Santana.
1ª Reunião do Comitê do Plebiscito ocorre em Feira de Santana.
1ª Reunião do Comitê do Plebiscito ocorre em Feira de Santana.

Mais de 40 entidades, movimentos sociais, sindicatos e diversas organizações da sociedade civil, de Feira de Santana e região, reúnem hoje (quarta-feira, 15/01/2014) no SINDQUÍMICA (Rua Barão de Cotegipe), às 18hs, para dar início as atividades do Comitê Municipal do Plebiscito Popular Constituinte.

O Plebiscito Popular Constituinte é uma ampla iniciativa de debate com toda a sociedade brasileira sobre o nosso sistema político. O pontapé foi dado ainda no ano passado, como compreensão dos movimentos sociais, centrais sindicais e organizações políticas diversas de que as grandes manifestações de junho e julho trouxeram o anseio por mudanças profundas no Estado brasileiro, dentre estas, uma alteração do sistema político, visto que na vida pública brasileira é flagrante a prioridade de interesses econômicos em detrimento dos interesses e dos direitos sociais dos brasileiros e brasileiras.

Lançado em Feira de Santana no dia 14 de dezembro do ano passado, a partir da iniciativa do Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, MST, CUT, CTB, PT, PCdoB, Cáritas, Pastoral da Juventude e mais um sem número de outras organizações, o Comitê Municipal pretende planejar seus passos na Princesa do Sertão e na região, com ações que deem conta de ouvir as necessidades do povo e apontar que só com uma Constituinte Exclusiva e Soberana, convocada a partir de um Plebiscito Popular, essas mudanças serão possíveis. As pessoas serão convocadas a responder a seguinte questão – “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre Sistema Político?”. Com isso, trazer a reflexão de que o sistema político brasileiro precisa de alterações profundas, que infelizmente não serão feitas pelo atual Congresso Nacional, e sim pelo povo participando ativamente como protagonista.

A reunião é aberta ao público, inclusive para entidades e pessoas que não participaram dos momentos anteriores mas que se interessam pelo tema. O slogan do movimento é ‘Avante por um sistema político mais democrático, com participação e controle popular!’

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108248 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]