Feira de Santana: Provas práticas do DETRAN passarão a ser realizadas na área do DERBA

Vista aérea do terreno do DERBA em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea do terreno do DERBA em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea do terreno do DERBA em Feira de Santana.
Vista aérea do terreno do DERBA em Feira de Santana.

Os futuros condutores de Feira de Santana contarão com novo um local para a realização das provas práticas de direção do Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN). A previsão é que em 30 dias as provas de rua sejam realizadas no antigo pátio do Departamento de Estrada e Rodagens da Bahia (DERBA), localizado às margens da BR 116 Norte. O objetivo é oferecer uma estrutura com condições adequadas e que propicie conforto e segurança às pessoas que vão tirar habilitação.

De acordo com o coordenador da Circunscrição Regional de Trânsito em Feira de Santana (3ª Ciretran) Silvio Dias, há algum tempo o órgão buscava outro local para a realização do exame. Depois de reunião com o diretor-geral do Derba, Saulo Pontes, intermediada pelo deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, a Ciretran conseguiu a cessão do espaço do pátio do DERBA. São mais de 40 mil metros quadrados onde, futuramente, também será instalado o prédio do DETRAN.

O deputado Zé Neto avalia que a mudança é fundamental para atender as demandas atuais. “O espaço atual não comporta as necessidades. A cidade cresceu; hoje o órgão registra a compra de cerca de seis mil laudos para a primeira habilitação e realiza mais de quatro mil exames de rua mensalmente”, disse.

Silvio Dias pontuou que, atualmente, a prova prática é aplicada entre os municípios de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos, mas as condições da pista e as distâncias não oferecem conforto necessário aos condutores em formação.  Para ele, além de proporcionar melhores condições em termos técnicos, o novo local vai melhorar também a questão logística. “A proximidade com a rodovia BR116 e as linhas de transporte urbano que servem à região permitirá que as pessoas tenham acesso sem grandes transtornos”, destacou.

Andamento das obras

De acordo com o coordenador da 3ª Ciretran Silvio, as obras deverão ser concluídas em 30 dias. Ele também destacou que a terraplanagem está sendo feita e a rampa para a meia embreagem está em construção. A outra etapa é a pavimentação asfáltica e então o pátio estará pronto para receber os futuros motoristas. O local vai contar também com pistas próprias para o exame de motocicleta, seguindo as normas estabelecidas pela Legislação Brasileira de Trânsito.

Formação de motoristas conscientes e responsáveis

“Já não é aceito pela nossa sociedade a quantidade de acidente que temos, motoristas que param em fila dupla, que não respeitam faixa de pedestre, que não atendem a regulamentação do trânsito, que andam em alta velocidade. A nossa preocupação é formar motoristas conscientes e responsáveis, capazes de dirigir em nossas ruas e em nossas estradas de maneira adequada. Com isso teremos um trânsito mais seguro, um trânsito mais tranquilo”, destacou coordenador Silvio Dias.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120630 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.