Deputado Tadeu Fernandes declara: “A PM está destruída no recurso humano”

Deputado Tadeu Fernandes defende modernização da PM/BA.
Deputado Tadeu Fernandes defende modernização da PM/BA.
Deputado Tadeu Fernandes defende modernização da PM/BA.
Deputado Tadeu Fernandes defende modernização da PM/BA.

A necessidade de modernização da Polícia Militar foi defendida pelo deputado estadual capitão Tadeu Fernandes (PSB), durante entrevista a Emmerson José e Alex Ferraz, no CBN Salvador 1ª Edição desta quinta-feira (09/01/2014). O socialista também fez críticas ao governo do PT, além de falar sobre a pré-candidatura de Lídice da Mata para as eleições de outubro.

O projeto que visa alterações e melhorias na corporação foi produzido por uma equipe com integrantes de cinco secretárias, entre elas, a de Segurança Pública, as associações de policiais militares e o capitão Tadeu. De acordo com o deputado, muitos assuntos foram abordados e a necessidade de valorização do policial foi destacado. “A PM está destruída no recurso humano. Um soldado fica 25, 28 anos sem ter promoção. Quem suporta isso? O oficial tem uma carreira, ele [soldado] não vai ter estímulo nunca. Isso é terrível, além do baixo salário e do desrespeito aos direitos”, pontuou.

Outro destaque do projeto de modernização é a independência do Corpo de Bombeiros. No país, apenas a Bahia, o Rio Grande do Sul e São Paulo, ainda mantêm os bombeiros vinculados aos policiais militares. “Em qualquer lugar do mundo bombeiro é elite, aqui não é tratado com o respeito que merece e isso é ruim. Mexe com a autoestima. O bombeiro sendo independente pode cobrar taxas”, disse ressaltando que o melhor Corpo de Bombeiros é o de São Paulo que, apesar de estar vinculado à PM está separado financeiramente.

Eleições – Deputado estadual no terceiro mandato, capitão Tadeu pretende chegar à Câmara dos Deputados nas eleições de outubro. “Vejo que precisamos mudar o padrão de Brasília. O governo federal precisa intervir mais na segurança pública e criou a Força Nacional para tapar buraco, mas não investe na segurança. Quero ir pra Brasília para lutar por esse paradigma. O governo federal arrecada 60% e fica prefeito e governador sem poder investir, precisamos lutar pela Reforma do Pacto Federativo para ter uma redistribuição melhor e poder investir melhor em saúde e educação. Serei um dentre 513 deputados, mas vou fazer barulho”, prometeu o socialista.

Quando o assunto é a saída do PSB da base do governo após a indicação de Rui Costa para ser o cabeça de chapa do PT, o deputado afirmou que a senadora Lídice da Mata tem todas as chances de sair vitoriosa e assumir o governo baiano, mesmo reconhecendo que ela possa ter dificuldades por causa do tempo que apoiou o PT. “Quando Wagner ganhou foi com uma coligação de partido e com projetos de mudanças. Agora com Lídice queremos avança o que não avançou, principalmente na saúde pública”.

Para o Fernandes, a senadora socialista está bem avaliada nas pesquisas de opinião e um possível segundo turno pode ser montado entre Lídice da Mata e o candidato da oposição, ainda sem definição [Paulo Souto ou Geddel]. Além disso, o modelo de busca da ética e da moralidade será a bandeira do PSB com a chegada da ex-ministra do STJ Eliana Calmon. “Estamos apostando na chapa da ética, mudanças na política, defendo isso há muito tempo. O interesse do povo está acima do partidário e Eliana vem com a bandeira da moralidade, temos Marina Silva com a bandeira da moralidade. Tem Eduardo Campos, que é o melhor governador do Brasil, então acredito nessa chapa limpa. Estamos apostando no novo”, afirmou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109699 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]