Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 16 de janeiro de 2014

Selma Soares retorna ao Cuca substituindo Celismara Gomes.
Selma Soares retorna ao Cuca substituindo Celismara Gomes.
Sandra e o doutor Edson Paschoalin festejaram o aniversariante da semana que passou desembargador Manoel Pereira.
Sandra e o doutor Edson Paschoalin festejaram o aniversariante da semana que passou desembargador Manoel Pereira.
Ozana Barreto a anfitrôa do café hoje para o Bomfim.
Ozana Barreto a anfitrôa do café hoje para o Bomfim.

José Ronaldo de Carvalho entre bandeiras01

Selma Soares retorna ao Cuca substituindo Celismara  Gomes.
Selma Soares retorna ao Cuca substituindo Celismara Gomes.

Mudanças nos cartões

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, se reuniu na tarde de segunda-feira última,13, com representantes de donos de hotéis, restaurantes, bares e similares de Feira de Santana (SindFeira de Santana) para discutir mudanças na forma de pagamentos por cartões de crédito e débito no Estado que, a partir deste mês, já deve ser feito obrigatoriamente via TEF (Transferência Eletrônica de Fundos). Esse sistema não permite o uso de maquinetas sem fio, já que é acoplada ao emissor de cupom fiscal, o que, segundo o trade, cria um desconforto com a clientela e pode, a médio prazo, gerar perda de receitas ao Estado. Os membros do SindFeira entregaram ao deputado um documento solicitando a exclusão (permanente) da obrigatoriedade do uso da TEF por hotéis, restaurantes, bares e similares no Estado, prevista no decreto estadual 14.295/13, em função das dificuldades operacionais de implementação do mesmo nos referidos estabelecimentos e risco de perda de faturamento e, por conseguinte, redução da arrecadação de impostos. Desta forma, o sistema POS (da sigla em inglês Point Of Sale, que significa ponto de venda), continuaria permitida aos referidos serviços, a exemplo do que ocorre em Pernambuco.

Muda o Cuca

Foi empossada na manhã de segunda-feira passada, a nova diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana. Selma Soares de Oliveira, professora do Departamento de Letras e Artes (DLA) e também museóloga da Uefs, já esteve à frente do Cuca no período de 2007 a 2010. Na solenidade, realizada na Reitoria, a nova diretora afirmou que dará continuidade ao que classificou de excelente trabalho já desenvolvido pela equipe do Cuca.  Presente no evento, o reitor da Uefs, José Carlos Barreto, agradeceu a colaboração da antiga gestora, Celismara Gomes, e desejou sucesso a Selma Soares. Também participaram da solenidade, o secretário municipal de Cultura, Jailton Batista, funcionários do Cuca e artistas feirenses.

Pedro Irujo vende

Circulam notícias de que a rede de comunicação controlada pelo empresário Luiz Pedro Irujo, composta de oito emissoras, começa a se desfazer. Já foram vendidas as emissoras Balada FM de Dias D’ávila e Clube Ouro Negro AM e Serrana FM em Jacobina. Estão à venda a Paraguassu FM, da cidade de Cachoeira, e FM Santo Amaro. Sem pretensão de venda: Itapuã FM, de Salvador, e Subaé AM e Nordeste FM, de Feira de Santana. Informações do Blog de Jair Onofre.

Ano Novo chinês

Na tarde de segunda-feira,13, no seu gabinete, o prefeito José Ronaldo de Carvalho gravou mensagem de Ano Novo, para os chineses que  começa no dia 31 de janeiro próximo, para a cidade irmã de Lenyi. Reynaldo Bacelar, da Linear, dirigiu a gravação. Lembrar que a irmandade foi estabelecida em 25 de setembro de 2013, com assinatura de Protocolo de Cooperação de Cidades Irmãs, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.  Com notícias do Blog Demais.

 Café de Ozana

Logo mais das 7 às 9 horas, acontecerá o tradicional café da manhã do Bonfim no Restaurante 496 Porto Trapiche, capitaneado por Ozana Barreto. Logo após todos sairão caminhando em direção a colina sagrada. Quem tem fé, toma café, vai a pé e ainda pratica solidariedade.

Pórtico

Aconteceu em grande estilo, o Pórtico de Ouro da Princesa do Sertão na Mansão 888, quando na oportunidade a Revista CIT Comércio, Indústria e Turismo e o Publicitário José Antônio Bacellar apresentaram 22 nomes laureados. A Solenidade foi dividida em 2 etapas, sendo a primeira homenagem a classe empresarial e a segunda etapa as homenagens especiais. Entre os laureados o prefeito Jose Ronaldo de Carvalho e os empresários Jocimar Smarçaro e Inocêncio Chaves. O evento foi seguido de um coquetel e show de música popular brasileira da dupla Zé Trindade e o seu teclado mágico e interpretação a cargo da cantora Simone Fraga.

Festa para o Desembargador

Sandra e Edson Paschoalin abriram as portas do salão de festas da Morada dos Cardeais, para uma recepção em homenagem aos 90 anos de idade do desembargador Manoel Pereira, oportunidade em que foi oferecido um almoço sábado último. Foi uma com corrida tarde onde o melhor da sociedade baiana esteve presente.

Em casa

Já está em casa refeita de um susto causado ao seu marido Naron Vasconcelos e filhos, Sonia Vasconcelos, que esteve internada no Hospital Santa Isabel. Graças a Deus a saúde está refeita.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3040 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]