Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 4 de janeiro de 2014

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O jornalista Dimas Oliveira que vai lançar livro este ano.
O jornalista Dimas Oliveira que vai lançar livro este ano.
Reveillon em Londres com Priscila Bahiense, Ingrid Larangeira e Tom Larangeira com sua esposa Gabriela Tzym.
Reveillon em Londres com Priscila Bahiense, Ingrid Larangeira e Tom Larangeira com sua esposa Gabriela Tzym.
O jornalista Dimas Oliveira que vai lançar livro este ano.
O jornalista Dimas Oliveira que vai lançar livro este ano.
O industrial Reinaldo Portugal(leia-se Brasfrut) e esposa Jaguaratã na festa do QUEM É QUEM, quando foi agraciado com um troféu, ladeado por AJL.
O industrial Reinaldo Portugal(leia-se Brasfrut) e esposa Jaguaratã na festa do QUEM É QUEM, quando foi agraciado com um troféu, ladeado por AJL.

Sindvest quer área

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, se reuniu na tarde do primeiro dia útil do ano de 2014 com o presidente da Empresa Baiana de Alimentos S.A. (Ebal), Eduardo Sampaio, com o intuito de encaminhar ao órgão um pleito do Sindicato da Indústria do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest) solicitando uma área na qual deve ser construído um polo de revenda de confecção da indústria de vestuário na cidade, o Policon (Polo de Distribuição de Confecção das Indústrias de Confecção de Feira de Santana e Região), localizado na Avenida João Durval Carneiro, onde funciona atualmente a Coobafs (Cooperativa dos Badameiros). Segundo o parlamentar, o pleito visa receber a autorização do Governo do Estado, através de Termo de Comodato, para que esse espaço seja utilizado na construção do Policon.  “Com esse polo vamos alavancar o setor industrial de vestuários do município, garantindo inclusive a comercialização de tudo o que for produzido, com a ampliação dos negócios do setor e geração de emprego e renda. O setor prevê a construção de 75 unidades de revenda que compõem o polo de vestuário de Feira. Com isso, a previsão é que sejam gerados mais de 250 empregos no setor. O próximo passo é buscar com o Estado financiamento junto à Desenbahia, para a construção do centro”, afirmou Zé Neto. Feira de Santana atualmente detém cerca de 350 fábricas de confecção, tornando-se um dos principais setores empregatícios. Um dos principais projetos é o Policon, que engloba 300 empregos diretos e 150 indiretos.

Prefeito reunirá

O prefeito José Ronaldo de Carvalho se reunirá com todos os secretários e presidentes de autarquias na próxima quarta-feira, (08/01/2014), na Fundação Senhor dos Passos, a partir das 8h. O objetivo é avaliar o programa de obras para 2014.

Livro de Dimas

No início de 2014, o jornalista Dimas Oliveira manda para o prelo seu primeiro livro, “cinema demais ou era uma vez dezenas de filmes comentados e a situação do cinema em Feira de Santana”, que reúne colunas escritas para o jornal “Situação”, entre 1967 e 1970. Na época, dois cinemas em Feira de Santana, Íris e Santanópólis. A edição é por conta da Fundação Senhor dos Passos. Fã de cinema e aprendiz de cinéfilo, desde 1955, com sete anos, que ele assiste filmes. Na adolescência era sempre desafiado por adultos a falar sobre direção e elenco de filmes. Era como se fosse um quis testando o conhecimento que tinha por cinema e filmes. O seu interesse sempre foi crescente pela chamada sétima arte. Até hoje escreve sobre cinema em jornais e em blogs e sites. O livro reúne pouco mais de 50 colunas, contidas em um álbum de recortes envelhecido. Ele conta que foi atualizada a ortografia – a exceção de termos como os franceses matinèe e soirée -, foi ajustada a pontuação. “A integridade dos textos está mantida”, conta. O livro terá capa assinada pelo artista plástico Gil Mário e conta com prólogo e epílogo dos jornalistas Jorge Magalhães e Madalena de Jesus. Do Blog Demais.

Lei seca

Após o anuncio da aplicação da lei seca em Feira de Santana, há um ano, o número de mortes em acidentes de trânsito caiu bastante. Há de convir de que seu cumprimento não foi tão rígido nesta cidade.

Mudança do MAP

O galpão onde irá funcionar provisoriamente o Mercado de Arte Popular está praticamente pronto para a mudança dos comerciantes que acontece na segunda feira. O imóvel está na avenida Olímpio Vital, vizinho ao Terminal Central de Transbordo e já está completamente equipado com barracas feitas com ‘agregados de madeira’, sanitários e ambientes definidos. A fachada do ‘MAP da Olímpio Vital’ está decorada com painéis que reproduzem pinturas do artista plástico Juraci Dórea.

Paróquia em festa

A Paróquia Senhor dos Passos, em Feira de Santana, estará em festa de 24 a 26 deste mês de janeiro, celebrando os 50 anos de fundação. No dia 26 de Janeiro de 1964, o então Bispo Diocesano Dom Jackson Berenguer Prado elevou a Igreja Senhor dos Passos à categoria de Paróquia, desmembrando-a da Paróquia da Matriz de Sant’Ana. Durante as comemorações do Jubileu, a imagem de Senhor do Bonfim, da Igreja do Bonfim em Salvador, permanecerá em exibição na igreja Senhor dos Passos, no centro da cidade.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3377 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.