Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 4 de janeiro de 2014

O jornalista Dimas Oliveira que vai lançar livro este ano.
O jornalista Dimas Oliveira que vai lançar livro este ano.
Reveillon em Londres com Priscila Bahiense, Ingrid Larangeira e Tom Larangeira com sua esposa Gabriela Tzym.
Reveillon em Londres com Priscila Bahiense, Ingrid Larangeira e Tom Larangeira com sua esposa Gabriela Tzym.
O jornalista Dimas Oliveira que vai lançar livro este ano.
O jornalista Dimas Oliveira que vai lançar livro este ano.
O industrial Reinaldo Portugal(leia-se Brasfrut) e esposa Jaguaratã na festa do QUEM É QUEM, quando foi agraciado com um troféu, ladeado por AJL.
O industrial Reinaldo Portugal(leia-se Brasfrut) e esposa Jaguaratã na festa do QUEM É QUEM, quando foi agraciado com um troféu, ladeado por AJL.

Sindvest quer área

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, se reuniu na tarde do primeiro dia útil do ano de 2014 com o presidente da Empresa Baiana de Alimentos S.A. (Ebal), Eduardo Sampaio, com o intuito de encaminhar ao órgão um pleito do Sindicato da Indústria do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest) solicitando uma área na qual deve ser construído um polo de revenda de confecção da indústria de vestuário na cidade, o Policon (Polo de Distribuição de Confecção das Indústrias de Confecção de Feira de Santana e Região), localizado na Avenida João Durval Carneiro, onde funciona atualmente a Coobafs (Cooperativa dos Badameiros). Segundo o parlamentar, o pleito visa receber a autorização do Governo do Estado, através de Termo de Comodato, para que esse espaço seja utilizado na construção do Policon.  “Com esse polo vamos alavancar o setor industrial de vestuários do município, garantindo inclusive a comercialização de tudo o que for produzido, com a ampliação dos negócios do setor e geração de emprego e renda. O setor prevê a construção de 75 unidades de revenda que compõem o polo de vestuário de Feira. Com isso, a previsão é que sejam gerados mais de 250 empregos no setor. O próximo passo é buscar com o Estado financiamento junto à Desenbahia, para a construção do centro”, afirmou Zé Neto. Feira de Santana atualmente detém cerca de 350 fábricas de confecção, tornando-se um dos principais setores empregatícios. Um dos principais projetos é o Policon, que engloba 300 empregos diretos e 150 indiretos.

Prefeito reunirá

O prefeito José Ronaldo de Carvalho se reunirá com todos os secretários e presidentes de autarquias na próxima quarta-feira, (08/01/2014), na Fundação Senhor dos Passos, a partir das 8h. O objetivo é avaliar o programa de obras para 2014.

Livro de Dimas

No início de 2014, o jornalista Dimas Oliveira manda para o prelo seu primeiro livro, “cinema demais ou era uma vez dezenas de filmes comentados e a situação do cinema em Feira de Santana”, que reúne colunas escritas para o jornal “Situação”, entre 1967 e 1970. Na época, dois cinemas em Feira de Santana, Íris e Santanópólis. A edição é por conta da Fundação Senhor dos Passos. Fã de cinema e aprendiz de cinéfilo, desde 1955, com sete anos, que ele assiste filmes. Na adolescência era sempre desafiado por adultos a falar sobre direção e elenco de filmes. Era como se fosse um quis testando o conhecimento que tinha por cinema e filmes. O seu interesse sempre foi crescente pela chamada sétima arte. Até hoje escreve sobre cinema em jornais e em blogs e sites. O livro reúne pouco mais de 50 colunas, contidas em um álbum de recortes envelhecido. Ele conta que foi atualizada a ortografia – a exceção de termos como os franceses matinèe e soirée -, foi ajustada a pontuação. “A integridade dos textos está mantida”, conta. O livro terá capa assinada pelo artista plástico Gil Mário e conta com prólogo e epílogo dos jornalistas Jorge Magalhães e Madalena de Jesus. Do Blog Demais.

Lei seca

Após o anuncio da aplicação da lei seca em Feira de Santana, há um ano, o número de mortes em acidentes de trânsito caiu bastante. Há de convir de que seu cumprimento não foi tão rígido nesta cidade.

Mudança do MAP

O galpão onde irá funcionar provisoriamente o Mercado de Arte Popular está praticamente pronto para a mudança dos comerciantes que acontece na segunda feira. O imóvel está na avenida Olímpio Vital, vizinho ao Terminal Central de Transbordo e já está completamente equipado com barracas feitas com ‘agregados de madeira’, sanitários e ambientes definidos. A fachada do ‘MAP da Olímpio Vital’ está decorada com painéis que reproduzem pinturas do artista plástico Juraci Dórea.

Paróquia em festa

A Paróquia Senhor dos Passos, em Feira de Santana, estará em festa de 24 a 26 deste mês de janeiro, celebrando os 50 anos de fundação. No dia 26 de Janeiro de 1964, o então Bispo Diocesano Dom Jackson Berenguer Prado elevou a Igreja Senhor dos Passos à categoria de Paróquia, desmembrando-a da Paróquia da Matriz de Sant’Ana. Durante as comemorações do Jubileu, a imagem de Senhor do Bonfim, da Igreja do Bonfim em Salvador, permanecerá em exibição na igreja Senhor dos Passos, no centro da cidade.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3041 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]