Confeitaria é campo promissor no cenário da gastronomia

A evolução e o crescimento do mercado de confeitaria artística e a modernização das técnicas abriram espaço para novos profissionais.
A evolução e o crescimento do mercado de confeitaria artística e a modernização das técnicas abriram espaço para novos profissionais.
A evolução e o crescimento do mercado de confeitaria artística e a modernização das técnicas abriram espaço para novos profissionais.
A evolução e o crescimento do mercado de confeitaria artística e a modernização das técnicas abriram espaço para novos profissionais.

O profissional da área de Gastronomia pode atuar em diversos campos, sendo eles, restaurantes, hotéis e consultorias. O setor de supermercados também vem apresentando um significante crescimento na procura por profissionais qualificados desta área de alimentação. O segmento que mais cresce é a confeitaria, e não há profissionais para cobrir a demanda nesse ramo. O cenário de mercado divulgado pela ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria) informa que houve um aumento de 2,8% nos postos de trabalho no curso do ano de 2011. Essa área representa cerca de 780 mil empregos diretos e 1,8 milhão de forma indireta.

A evolução e o crescimento do mercado de confeitaria artística e a modernização das técnicas abriram espaço para novos profissionais. Segundo Anaildes Batista Cruz, Coordenadora do curso de Gastronomia da Faculdade Ruy Barbosa, a procura por profissionais qualificados é cada vez maior no mercado. “Investir em qualificação profissional é a grande necessidade. Temos bons restaurantes, mas o serviço ainda deixa a desejar, em todos os sentidos”, afirma.

De acordo com a professora, hoje é essencial investir em formação. “O mercado está cada vez mais exigente, o profissional tem que buscar não só uma formação superior como também cursos que possam agregar conhecimentos a área escolhida. Nos dias atuais, o profissional de confeitaria está muito bem valorizado neste mercado promissor”, comenta.

O curso de Gastronomia na Faculdade Ruy Barbosa tem duração de dois anos. Segundo Anaildes, os alunos têm contato com a prática desde o primeiro semestre. “Assim sendo, facilitando o aprendizado e a confiança no decorrer do processo acadêmico. A FRB lançará, em 2014, novos cursos de extensão na área para um melhor aprimoramento na carreira do profissional de Gastronomia”, adirma.

Entre as disciplinas do curso, estão cultura e alimentação; química de alimentos; engenharia de cardápios; marketing e planejamento dos serviços de alimento; planejamento e organização de eventos; tecnologia de alimentos – confeitaria e panificação, nutrição e dietética, entre outras.

Sobre a DeVry

A DeVry Brasil faz parte da DeVryEducationGroup, um dos maiores grupos educacionais norte-americanos, presente em mais de 40 países, servindo 150.000 alunos e com mais de 80 anos de tradição. Com o propósito de preparar seus alunos para que atinjam seus objetivos educacionais e de carreira, a DeVry Brasil, atualmente, controla no país as faculdades Fanor, em Fortaleza (CE), ÁREA1 e Ruy Barbosa, ambas localizadas em Salvador (BA), a FBV, em Recife (PE), a FAVIP, em Caruaru (PE) e a FACID, em Teresina (PI). Essas seis instituições levam a proposta de educação de qualidade internacional para mais de 30 mil alunos, em 52 cursos de graduação nas áreas de Administração, Saúde, Direito e Engenharia e 38 cursos de pós-graduação, no Brasil.

Programas Internacionais DeVry Brasil

A DeVry Brasil oferece excelência educacional com processos acadêmicos, infraestrutura de alto padrão, suporte ao aluno e programas internacionais exclusivos como o English Pro, curso de inglês de alto padrão com valor subsidiado para alunos e colaboradores; Semester Abroad, intercâmbio onde o estuda-se um semestre nos Estados Unidos com a mesma mensalidade do Brasil; o  Academic Award, que leva o estudante à Califórnia, nos EUA, com tudo patrocinado pela DeVry. Como ferramenta de pesquisa e estudo, a DeVry Brasil disponibiliza a Biblioteca Internacional EBSCO, com mais de 3.500 publicações online de todo o mundo. Além dos benefícios acima, a DeVry Brasil ainda promove interação entre os alunos do Brasil e dos Estados Unidos com Projetos Colaborativos, como o Projeto Chamberlain, em que alunos de enfermagem da Ruy Barbosa e da Fanor recebem alunos da Escola de Enfermagem de Chamberlain para realizar projetos de saúde comunitária à população local.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112616 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]