Começa nesta quarta a Jornada Pedagógica 2014 de Feira de Santana

Abertura da Jornada Pedagógica 2014 ocorre no Olimpo.
Abertura da Jornada Pedagógica 2014 ocorre no Olimpo.
Abertura da Jornada Pedagógica 2014 ocorre no Olimpo.
Abertura da Jornada Pedagógica 2014 ocorre no Olimpo.

Começa nesta quarta-feira (29/01/2014), a Jornada Pedagógica 2014, com a expectativa de reunir aproximadamente 2 mil professores da rede municipal de ensino de Feira de Santana. O professor Miguel Gonzalez Arroyo, PhD em Educação e professor titular emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, profere a conferência de abertura do evento enfocando o tema: “Currículo escolar: sujeitos, saberes e práticas”. A programação transcorre até o dia 30, no Olimpo.

Além de professores, a Jornada reúne coordenadores pedagógicos e gestores das escolas municipais. A abertura oficial vai acontecer às 8h30min., com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, da secretária de Educação, Jayana Ribeiro e demais autoridades. Haverá também apresentação da cantora e compositora feirense Gorete Figueiredo.

O tema central da jornada é a construção de uma proposta curricular para a rede municipal. Depois da conferência de abertura, haverá o debate entre os professores e o doutor Miguel Arroyo. Ainda no dia 29, a partir das 14h00min, educadores das áreas de linguagens, humanas e exatas debatem a construção do currículo com os professores da rede. Participam a professora doutora Maria Helena da Rocha Besnosik (UEFS), o professor doutor Itamar Freitas (UFS) e a professora mestra Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo (UEFS).

No segundo dia, 30, a programação tem início às 8h30min., com a mesa-redonda em torno do tema “Currículo escolar e diversidade: desafios da inclusão escolar”, com a professora Eniceia Gonçalves Mendes (UFSC); professora doutora Ludmila Cavalcante (UEFS) e professora doutora Tânia Dantas (UNEB).

Na tarde do mesmo dia, haverá palestras: da área de Educação Infantil a abordagem vai ser feita pela professora mestra Maurícia Evangelista, da Secretaria Municipal de Educação de Salvador; e da área de Educação para as relações étnico-raciais, o convidado é o professor doutor Henrique Cunha Júnior (UFC). Haverá um debate, seguido da programação cultural ao som da Orquestra Sinfônica do Sisal. A Orquestra é formada pelos integrantes do Projeto Santo Antônio, de Conceição do Coité, e da Filarmônica 30 de Junho, de Serrinha. O terceiro e último da Jornada Pedagógica acontece nas escolas, onde a programação é coordenada pelos gestores escolares.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116922 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.