

As aulas dos alunos da rede estadual de ensino vão começar apenas no dia 10 de março de 2014, diferentemente das redes municipal – cujas aulas já começaram este mês e, em algumas escolas, vão começar no próximo dia 27 – e particular, onde as aulas começam no dia 3 de fevereiro. Tal informação preocupa a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), uma vez que a medida pode prejudicar o cumprimento do calendário escolar.
“O término das aulas está previsto para 26 de janeiro de 2015, com dez sábados inclusos ao longo deste ano. Com o início tardio das aulas no mês de março, o recesso de 30 dias durante a Copa do Mundo e alguns feriados, o cumprimento dos 200 dias letivos de 2014 pode ser afetado. Vamos torcer para que isso não aconteça, a fim de que os alunos da rede estadual, em especial aqueles que vão concluir o ensino médio este ano, não sejam prejudicados. Os estudantes precisam dispor de qualidade na formação escolar para ajudar a transformar o futuro do nosso país. Por isso, quero ressaltar a importância de valorizar a educação no Estado e os professores, pois uma educação de qualidade depende da base social do país, formada por nossos estudantes”, afirma a parlamentar.
As matrículas serão feitas no mês de fevereiro, em três etapas: dias 17 e 18 destinados para as transferências de alunos; dias 19 e 20 voltados para as matrículas dos alunos concluintes das séries iniciais e alunos da rede municipal onde as escolas não oferecem as séries subsequentes; dias 21 e 24 de fevereiro dedicados às matrículas dos novos alunos do ensino fundamental; e dias 25 e 26 destinados aos novos alunos do ensino médio.