Entrevista exclusiva: Atriz luso-brasileira Inês Faria fala sobre a influência artística da “alma” brasileira no trabalho que desenvolve na Europa

Atriz Inês Faria, talento reconhecido no meio artístico.
Atriz Inês Faria, talento reconhecido no meio artístico.
Atriz Inês Faria, talento reconhecido no meio artístico.
Atriz Inês Faria, talento reconhecido no meio artístico.
Mosaico de cenas com representações de Inês Faria.
Mosaico de cenas com representações de Inês Faria.
Site oficial da atriz Inês Faria.
Site oficial da atriz Inês Faria.

Os predicativos de uma destacada atriz reunidos em uma mesma pessoa, a portuguesa Inês Faria (29 anos), filha do paulistano José Carlos Faria e da lisboeta Maria João Coutinho, revela em entrevista exclusiva ao Jornal Grande Bahia a influência da “alma” brasileira no trabalho artístico que desenvolve em Portugal e o desejo de atuar no Brasil.

Formada em Engenharia, Inês Faria começou a atuar aos 24 anos. Antes de ingressar como profissional no meio artístico, buscou aprimorar os conhecimentos cênicos em Los Angeles, Estados Unidos. Cidade que está residindo atualmente, com objetivo de avançar no domínio técnico da arte de interpretar personagens.

Capacidade criativa, presença cênica, bela voz e rosto expressivo são algumas das qualidades de Inês Faria. Qualidades reconhecidas por artistas, produtores e críticos, conforme comentários a seguir:

J. Claude Deering , ator, diretor, escritor – “Seu trabalho personagem foi sempre apoiado pela descoberta totalmente pesquisado de opções de texto e fortes, a partir de suas escolhas de figurino e adereços para o ambiente de trabalho.”.

Nicolau Breyner, ator, diretor, produtor, escritor– “(Ines) expressa bem o talento histriônico e inteligência na forma como ela analisa os textos. A matéria-prima é tudo que existe!”.

Toni Attelle, atriz – “Ela não só é talentoso, mas realmente um bom esporte cujo amor pela vida é tão evidente na forma como ela age e trata as outras pessoas. Ela é gentil e atencioso e realmente um bom talento. Espero que eu possa manter-se com a notícia de esta menina extraordinária quando ela sobe ao topo de talento “.

Confira a entrevista

Jornal grande Bahia – O que lhe conduziu a atuar?

Inês Faria – Sempre tive paixão pela representação. Quando era garota inventava peças para a minha família, mas a vida seguiu outra rota. Em Portugal a maioria das escolas não tem teatro e os meus pais nunca me incentivaram a explorar essa área. Só mesmo quando já estava na faculdade e já tinha mais maturidade é que decidi descobrir como era ser atriz e comecei fazendo cursos de representação.

JGB – Em quais campos da dramaturgia pretende desenvolver o trabalho?

Inês Faria – Estive em Los Angeles estudando na área do cinema e essa seria uma área que gostaria de seguir. Quando regressei a Portugal, participei de uma série de televisão e também gostei muito da experiência.

JGB – Como valia o campo artístico em Portugal, e na Europa?

Inês Faria – Em Portugal com a crise atual está muito difícil seguir carreira em qualquer área e o campo artístico não é excepção. Houve grandes cortes na cultura e muitos teatros foram forçados a encerrar. Ainda existe alguma produção para televisão, mas o cinema também sofreu cortes e são poucos os filmes de cinema português. Na Itália e Espanha também se sentem os efeitos da crise, mas sei que em Inglaterra o campo artístico prospera, especialmente na área do teatro.

JGB – Quais são seus objetivos enquanto artista profissional?

Inês Faria – Regressei agora a Los Angeles para continuar a formação como atriz. Tenho o desejo de continuar lutando para quando surgir a oportunidade certa, eu esteja pronta para a agarrar.

JGB – Sendo o seu pai, um brasileiro, pensa em desenvolver algum trabalho no pais?

Inês Faria – Gostaria muito de ter essa oportunidade. O Brasil é um mundo e os projectos na área artística são de grande qualidade. Seria uma honra poder trabalhar no Brasil, é um país muito querido para mim e minha família.

JGB – O fato de ter esta influência, algo desta “alma” brasileira foi incorporado a sua forma de atuar?

O espírito mais aberto e positivo brasileiro, que penso que teve influência em mim, sempre me fez ter facilidade em aceitar diferentes papéis. Também sempre segui novelas brasileiras e vi o grande talento e facilidade que os atores brasileiros têm em tornar as suas personagens super naturais.

JGB – Que artistas brasileiros destacaria, e por que fatores?

Inês Faria – A última novela que teve grande destaque em Portugal foi a Avenida Brasil. O país parava na hora da novela e todo o mundo seguia todos os episódios. Fiquei impressionada com a prestação de todos os atores, um elenco incrível mas a atriz Adriana Esteves se destacou e muito, uma performance formidável! Fiquei super fã do seu trabalho.

JGB – O que lhe inspira?

Inês Faria – Me inspiro por tudo o que me rodeia e pelo que sinto. Penso que se tivermos uma mente aberta nos podemos inspirar por diversas coisas, desde as mais simples como uma folha abanando ao vento, como por situações mais complexas.

Saiba +

Site de Inês Faria

Trabalhos em que Inês Faria atuou

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106788 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]