ADAB apreende mais de 1 tonelada de banana e camarão na primeira semana de 2014

Apreensão Banana no posto fiscal de Itamaraju.
Apreensão Banana no posto fiscal de Itamaraju.
Apreensão Banana no posto fiscal de Itamaraju.
Apreensão Banana no posto fiscal de Itamaraju.

O Extremo Sul baiano inicia 2014 com mais de 1 tonelada de produtos de origem animal e vegetal apreendidos durante a primeira semana do ano. Foram 900 Kg de banana e mais de 170 Kg de camarão retirados de circulação pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), no Posto de Fiscalização em Itamarajú, recentemente inaugurado na BR 101. A equipe da Adab, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, constatou que as cargas estavam sem os documentos sanitários obrigatórios para o trânsito interno. Todo o material apreendido foi descartado no aterro sanitário.

No último domingo (05) aconteceu a primeira apreensão do ano. O condutor transportava os cachos de banana na carroceria de uma caminhonete Toyota Hilux e a carga não possuía a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) exigida por lei. O coordenador de Barreiras Sanitárias, Roberto Gama Pacheco, ressalta a importância da fiscalização de trânsito para a sanidade da bananicultura, evitando a introdução de pragas de importância econômica, como a Sigatoka Negra e o Moko, ausentes na Bahia.

Os camarões foram apreendidos na última terça-feira, 07 de janeiro e estavam divididos entre 53 Kg congelados e 120 Kg cozidos e defumados. De acordo com as informações fornecidas pelo condutor do veículo, a carga oriunda do município de Prado iria abastecer uma banca de acarajé em Eunápolis. O fiscal da Adab, Leonardo Assis, explica que a manipulação de qualquer pescado só pode ser realizada por uma indústria registrada no Serviço de Inspeção (SIM, SIE ou SIF) que segue todas as exigências higiênico-sanitárias determinadas por lei. “Esse material pode proporcionar sérios riscos à saúde da população por isso, a equipe da Adab trabalha no sentido de impedir que os alimentos irregulares, clandestinos e de má qualidade cheguem à mesa da população”, alerta Assis.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114922 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.