A comunicação empresarial no mundo dos negócios

Os avanços tecnológicos no segmento comunicação nos permitem interagir em tempo real

Um dos maiores desafios para a comunicação empresarial nos tempos atuais são as incessantes mudanças nos ambientes; político, econômico, tecnológico e cultural que exige a constante reformulação de práticas, conceitos e meios utilizados para possibilitar o acesso a tudo que se tem a ser informado.

Afinal o advento da tecnologia da informação ajudou ou tornou o processo de comunicação mais complexo? Qual a posição da ética diante de tamanha competitividade e insaciável busca por lucros? Entender, considerar o processo de comunicação nas empresas como ferramenta estratégica de sucesso eis o grande diferencial para a maximização dos resultados almejados.

 Transparência, respeito, inteligência, velocidade e capacidade de perceber o grau de eficiência da comunicação desenvolvida no ambiente organizacional é a construção de vertente para um diferencial competitivo no mundo dos negócios.

 Podemos afirmar, de forma categórica, que a Comunicação Empresarial nos dias de hoje, está presente em todas as organizações públicas ou privadas. No atual cenário esta ferramenta exerce uma importante função na estabilização de canais efetivos de fusão, com os diversos segmentos correlacionados a uma organização, seja ela estatal ou da iniciativa privada.

 As incessantes alterações no contexto político, econômico, cultural e tecnológico, figura como um grande desafio à Comunicação Empresarial, possibilitando a exposição de alguns elementos que caracterizam um ambiente em processo de mudanças. Com o surgimento da consciência ecológica, as atenções acirradas, o consumidor desperto para com seus direitos, a chegada de novas tecnologias de informação – TI – são, fundamentalmente, alguns desses elementos.

 Com o advento da “Tecnologia da Informação” atualmente os limites ou fronteiras para a comunicação, de forma generalizada, não mais existem. Os avanços tecnológicos no segmento comunicação nos permitem interagir em tempo real, com diversas pessoas nos mais longínquos recantos do planeta. Para as organizações não é diferente. Os recursos na comunicação se tornaram bem mais amplos, mas as exigências também se avolumaram com bastante rapidez. Reuniões, negociações e as tomadas de decisões, passaram a acontecer com uma rapidez e precisão jamais vista.

 A comunicação Empresarial pode ser definida como recursos ou instrumento empregado pela organização, para divulgar aos seus colaboradores internos e externos e ao seu público alvo, de forma ampla, os atos e fatos que a diretoria acreditar ou decidir ser necessário ser informado. Esses meios de divulgação podem ser os diversos canais de comunicação, como: quadro de avisos, outdoor, jornais, rádios, anúncios em TV, intranet, etc.

Reuniões, negociações e as tomadas de decisões, passaram a acontecer com uma rapidez e precisão jamais vista.
Reuniões, negociações e as tomadas de decisões, passaram a acontecer com uma rapidez e precisão jamais vista.

Pode-se afirmar, com certeza absoluta, que o contexto atual das organizações tem induzido os Gestores a investir de forma mais acentuada, na Comunicação Empresarial, com a finalidade de assegurar a sobrevivência e o crescimento da sua organização no mercado. É fundamental que as empresas, com o auxilio desta ferramenta, estabeleça com seu público alvo uma relação ética e transparente assegurando desta forma, a preservação da imagem da organização.

 Quando se trata de marketing empresarial, qualquer projeto não pode ocorrer desatrelado da comunicação, seja ele no âmbito comercial ou empresarial, porque a comunicação é o combustível básico para que as informações necessárias a um projeto, possam ocorrer de forma satisfatória. Estas informações serão as que possibilitarão o desenvolvimento do projeto e em seguida, a sua operacionalidade.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Dúvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozóide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua como incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: reyapeixoto@yahoo.com.br.