Natulab amplia fábrica e empregos no Recôncavo Obra está sendo desenvolvida em módulos, que serão ativados à medida que forem ficando prontos

Vista aérea de Santo Antônio de Jesus. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea de Santo Antônio de Jesus. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea de Santo Antônio de Jesus.  (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea de Santo Antônio de Jesus. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Galpão onde vai funcionar o novo Centro de Distribuição da Natulab, em Santo Antonio de Jesus.
Galpão onde vai funcionar o novo Centro de Distribuição da Natulab, em Santo Antonio de Jesus.

Segunda empresa do setor farmacêutico que mais cresceu no Brasil nos últimos cinco anos, o Grupo Natulab inaugurou, nesta quinta-feira (28/11/20/13), em Santo Antonio de Jesus, a 190 quilômetros de Salvador (BA), a primeira etapa de ampliação da fábrica e o novo Centro de Distribuição (CD).

Atualmente com 900 funcionários, o grupo espera criar mais 810 empregos até a finalização do processo. A obra está sendo desenvolvida em módulos, que serão ativados à medida que forem ficando prontos. O novo complexo deve ser concluído até 2016.

O Natulab fabrica e desenvolve medicamentos isentos de prescrição, fitoterápicos, linhas de suplementos alimentares, calmantes, repositores de cálcio, analgésicos, adaptógenos, produtos antiestresse e diversos tipos de suplementos vitamínicos e minerais.

Com a expansão, serão construídos um módulo administrativo e áreas para novas linhas produtivas de aerossóis, semissólidos e dermocosméticos, suplementos alimentares, nutrição enteral, suplementos para atletas, antibióticos, fábrica de chás e ampliação da atual linha de sólidos.

A empresa tem, desde o ano 2000, sede no município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. A nova planta fica no sentido Santo Antônio – Ilha de Itaparica. A Bahiafarma e o Natulab atuam em parceria nas áreas da pesquisa, em laboratório compartilhado no Parque Tecnológico da Bahia, e de produção de medicamentos para tratamento de asma.

De acordo com Marconi Sampaio, presidente da Natulab, essa primeira etapa é o início de um longo processo de crescimento. “Estamos trabalhando para que a Natulab seja o maior laboratório fitoterápico do país e uma das 10 maiores empresas da indústria farmacêutica do Brasil”, diz .

Esse crescimento já está acontecendo, tanto que a Natulab, segundo ranking publicado na Revista Exame, ficou entre as 250 empresas que mais cresceram no Brasil entre 2010 e 2012, sendo a companhia mais bem colocada da Bahia e a segunda do Nordeste, com um crescimento de 173%.

Para o presidente do Grupo Natulab, a razão desse sucesso passa pela valorização dos funcionários, pela ousadia comercial e pela inovação nas embalagens, sabor e diversidade nas apresentações dos produtos.

“A fabricação de nossos medicamentos segue todas as normas estabelecidas pela Anvisa e sempre priorizamos a segurança e a qualidade do que entregamos ao consumidor final”, diz o presidente, que pretende continuar a política de favorecer as classes menos favorecidas. “O compromisso da empresa é de garantir o acesso a medicamentos isentos de prescrição às classes C e D a um custo reduzido”.

Marconi Sampaio destaca ainda que a filosofia do Grupo Natulab é a promoção da saúde e do bem estar e que a empresa possui vários produtos voltados para a prevenção de doenças.

Distrito Industrial – O primeiro distrito industrial de Santo Antônio de Jesus foi implantado há mais de 20 anos, a 6 km do centro da cidade. No local funcionam 13 empresas que fabricam vidro temperado, colchões e estofados, além de renovadoras de pneu, alimentos, embalagens pet, produtos plásticos e beneficiamento de café, entre outros. O primeiro distrito emprega cerca de 1.500 pessoas e pode chegar até 2 mil. A área totalmente ocupada inviabiliza a implantação de novas indústrias.

Em outubro de 2013, o Governo autorizou uma nova área para o distrito, que pode abrigar 40 novas empresas, em 445 mil metros quadrados, localizada no Km-24 da BA-046, trecho que liga as cidades de Santo Antônio de Jesus e Nazaré. A expectativa é que sejam gerados entre 3 e 4 mil novos empregos.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112673 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]