
Jornal Grande Bahia compartilha os cartões de natal e próspero 2014, enviados por amigos, parceiros, colaboradores, pelos diversos setores da sociedade que aspiram os ideais de uma sociedade mais justa, democrática, plural e harmônica. Uma das melhores maneiras de fazermos isso é compartilhar os nossos sonhos e os gestos de generosidade que recebemos.
Feliz Natal e Próspero 2014!
Uma leitura do ‘Mito da caverna ou Alegoria da caverna’
Platão via os homens acorrentados em uma caverna, desde a infância, sem poder se levantar, andar ou mesmo voltar a cabeça. Por trás deles brilha uma luz… Na frente passam as sombras, que os homens tomam como seres reais… A caverna é o nosso planeta; as correntes são as paixões, as ações negativas dos humanos… As sombras, o mundo que tomamos como realidade. Quando a realidade está na luz, da qual só apreciamos apenas os reflexos… Quebrar as correntes e sair do antro tenebroso, voltar-se para a luz — e o ser humano se torna imortal pela beleza, justiça, bondade, e pelo respeito à dignidade humana, representada pela própria liberdade da consciência livre. Então o ser humano descobre a si mesmo, realiza-se. (PLATÃO, 2011, p. 78)
Neste natal, deixo com você esse pensamento platônico. Que 2014 seja o ano em que possamos alcançar a imortalidade pela beleza, justiça, bondade, e pelo respeito à dignidade humana, representada pela própria liberdade da consciência livre.
*A imagem de Jesus Cristo crucificado nos lembra a condenação de Platão pelo atenienses. Ambos, Platão e Cristo, trouxeram a luz para a humanidade através da sabedoria das palavras, e foram assassinados.
O que deixamos para a humanidade
“Tudo aquilo que não nos destrói, fortalece a nossa alma, enriquece a nossa mente e prepara o nosso corpo.
Inexoravelmente caminhamos para a morte. Portanto, não é o que conquistamos para nós mesmos que contará ao final. Mas, o que deixamos para a humanidade.
Plante árvores em sua jornada, e quando trilhar os caminhos por onde passou, colherá frutos para se alimentar, sombra para descansar e abrigo para se proteger.”
Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
Confira os cartões de Feliz Natal e Próspero 2014
[wp-flowplus style=baseline]