Feira de Santana: comerciantes do Centro de Abastecimento comemoram a 37ª edição do caruru de Santa Bárbara

Três mil pratos de caruru serão servidos no Centro de Abastecimento.
Três mil pratos de caruru serão servidos no Centro de Abastecimento.
Três mil pratos de caruru serão servidos no Centro de Abastecimento.
Três mil pratos de caruru serão servidos no Centro de Abastecimento.

Tradição que se renova a cada ano, o caruru de Santa Bárbara completa a sua 37ª edição na próxima quarta-feira, (04/12/2013), quando feirantes, comerciantes e consumidores do Centro de Abastecimento de Feira de Santana estarão em festa para exaltar a padroeira do entreposto comercial, onde serão servidos gratuitamente três mil pratos da iguaria baiana.

Previstos para serem abertos às 6 h com espocar de fogos, os festejos em louvor à  Santa Bárbara contarão  com uma missa presidida pelo diácono Gilberto Santana, seguida de uma procissão que será acompanhada pelos feirantes e que vai circular pela Praça do Tropeiro em direção ao Restaurante Popular.

Além da participação das mães-de-santo e baianas ligadas ás religiões de origem africana, o cortejo também terá a participação do Grupo Cultural Quixabeira da Matinha, nacionalmente famoso por seus ritmos de origem rural, a exemplo da piegas, da chula de terreiro e do samba duro.

Para se ter uma ideia da dimensão da Festa de Santana Bárbara, Delorme Martins, diretor do entreposto comercial, revela que há cerca de dois meses ela vem sendo produzida, envolvendo entidades, feirantes e várias secretarias de governo que dão suporte logístico à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável pela administração do Centro de Abastecimento.

Neste período foram coletados, entre os comerciantes e o Município, os insumos básicos para a confecção do badalado caruru. De acordo com Delorme foram arrecadados 150 quilos de farinha de camarão, 400 quilos de coxa e sobrecoxa de frango, 40 quilos de arroz e oito  mil quiabos, gengibre, azeite de dendê e  leite de coco, quatro caixas de tomate e duas de cebola, sendo que 70% dos ingredientes indispensáveis à festa são disponibilizados pelos próprios feirantes, enquanto a  Prefeitura caberá, além de entrar com 30% dos insumos, fornecer a infraestrutura  e a contratação das atrações.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, ressaltou que o caruru será preparado por servidoras lotadas na administração do Centro de Abastecimento e feirantes que tradicionalmente ajudam no preparo, que este ano disponibilizará da cozinha do 35º Batalhão de Infantaria, já que a do Restaurante Popular não está funcionando”

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112631 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]