Ex-minista Eliana Calmon formaliza ingresso no PSB da Bahia e pré-candidatura ao senado

Eliana Calmon ingressa no PSB.
Eliana Calmon ingressa no PSB.
Eliana Calmon ingressa no PSB.
Eliana Calmon ingressa no PSB.

“O PSB e a Rede se fortalecem com a entrada em seus quadros de alguém que já contribuiu muito com o país, com sua longa e bem sucedida carreira no Judiciário, e que ainda vai contribuir muito com a sociedade brasileira, assumindo outros papéis e outras tarefas com a mesma coragem e a mesma competência”, declarou o governador Eduardo Campos.

Segundo a senadora Lídice da Mata, o ingresso de Eliana Calmon oxigena a cena política baiana e nacional, por seu perfil fortemente vinculado à luta contra a corrupção e os desmandos. “Isso é fundamental no momento em que vivemos no Brasil, o momento que de um lado a democracia se fortalece após completados 25 anos da Constituição, e de outro a sociedade fica mais exigente justamente porque não se sente mais ameaçada por nenhuma força que lhe roube a liberdade. O Brasil quer avançar mais, quer democratizar a democracia, quer escolher instrumentos novos de participação democrática e isso exige a participação na política de gente como Eliana Calmon, gente em quem as pessoas sintam que podem confiar”, declarou Lídice.

Para Marina Silva, a chegada de Eliana Calmon agrega valor ao projeto que a Rede Sustentabilidade e o PSB deram início em outubro na construção de uma agenda estratégica para o país.  “Lídice da Mata e Eliana Calmon são duas mulheres com uma história de vida admirável. Juntas, têm condições de levar, a partir da Bahia, as bases para a construção de um país politicamente democrático, economicamente próspero, socialmente justo e ambientalmente sustentável”, pontuou a  ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente.

Biografia

Eliana Calmon Alves nasceu em Salvador, onde formou-se em Direito pela universidade Federal da Bahia. Foi aprovada em concurso para o cargo de Procuradora de República pelo estado de Pernambuco e posteriormente para o de juíza federal. Atuou no TRE da Bahia e no TRF da 1ª Região.

Em 1999, tornou-se a primeira mulher a assumir vaga como ministra do STF. Entre 2010 e 2012 atuou como Corregedora Nacional de Justiça, tendo se notabilizado pela incansável luta em prol da moralização da magistratura, da celeridade da Justiça e da transparência do CNJ. Entre as diversas medidas adotadas, estão as investigações de irregularidades nos tribunais e a adoção de investigações sobre a evolução patrimonial dos juízes para esclarecer acusações de improbidade. Antes de aposentar-se ocupava o cargo de diretora-geral da Escola Nacional de Formação de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120613 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.