


O escritor feirense, Alberto Peixoto, recebeu na última sexta feira, 29.11.2013, no Hotel Fazenda Amoras em Santo Antonio de Jesus, o Prêmio Fama-2013 de melhor escritor. Entre tantas outras presenças ilustres, também fez parte da entrega dos prêmios Carol Nakamura, bailarina e assistente de palco do programa dominical da Rede Globo de Televisão, Domingão do Faustão e a charmosa apresentadora do evento Renata Mota que distribuiu simpatia pelo salão.
Abordado por nossa equipe, após receber o prêmio, o jovem senhor atendeu a nossa equipe jornalística concedendo a seguinte entrevista:
Lilia Bergemann: Qual a sensação de ser reconhecido pela quinta vez seguida?
Alberto Peixoto: Com certeza absoluta com muita emoção! Uma sensação incrível… Imensurável! Na verdade eu reconheço que sem o apoio dos que me incentivaram no início da minha carreira literária, não teria chegado a lugar nenhum, principalmente se não houvesse o apoio irrestrito da minha família.
L B: Para esclarecer ao público, o Prêmio Fama é idealizado por quem?
A P: O Prêmio Fama é uma iniciativa do Jornal Fama, Santo Antonio de Jesus/Ba, através do seu Diretor Abílio Neto.
L B: Quais serão os seus próximos passos na literatura? Conte-nos um pouco sobre o livro Dasdores a difícil vida fácil.
A P: Meus próximos passos na vida literária é continuar escrevendo não só livros, mas os artigos semanais para o Jornal Grande
Bahia, Blog foto&grafia, entre outros sites e dar continuidade ao próximo livro que deverá sair sob o título de: Quitéria e o bando de Cleonice.
Em Dasdores a difícil vida fácil, eu relato os problemas sociais do início do século XX, quando a mulher era vista simplesmente como um objeto – a rainha do lar – e que, acima de tudo, tinha que ser virgem, caso contrário era expulsa de casa pelo pai e tendo, desta forma, que enfrentar uma vida de prostituição. Escrevi Dasdores pensando nos sociólogos do futuro.
L B: Quitéria. Já existe previsão para o seu lançamento?
A P: Estou fazendo o possível para ver se consigo lançar na Feira do Livro 2014, evento promovido pela UEFS – Universidade estadual de Feira de Santana/Bahia – em setembro.
L B: Sucesso na sua carreira.
A P: Brigado.
POR: Lilia Bergemann