Cursos de pós-graduação da UEFS são bem avaliados pela Capes

Vista aérea da UEFS. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea da UEFS. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Vista aérea da UEFS. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea da UEFS. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Os cursos de pós-graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foram bem avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entidade vinculada ao Governo Federal. Os cursos de mestrado em Zoologia e Saúde Coletiva (Acadêmico) alcançaram conceito 4, o que permite que a universidade habilite propostas para doutorados nestes programas.

A avaliação é trienal e serve como parâmetro para verificar a qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado, no Brasil. “O resultado foi satisfatório já que todos os cursos continuam credenciados. Nosso objetivo agora é construir propostas de doutorado para Zoologia e Saúde Coletiva, garantir a sustentabilidade da pós-graduação e aumentar as notas dos cursos”, afirmou Marluce Araújo Assis, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação.

Outros desafios apontados são a criação de uma política para manter o professor aposentando na pós-graduação e um investimento maior em mestrados profissionais. O programa da Uefs mais bem avaliado no relatório da Capes, referente aos anos 2010, 2011 e 2012, foi o de Botânica que está com nota 5.

Os conceitos da Capes variam de 1 a 7, mas para um curso ser recomendado é preciso alcançar a nota mínima que é 3. Os cursos que não atingem este índice são descredenciados. A Universidade Estadual de Feira de Santana possui seis cursos de doutorado e 23 cursos de mestrado. No relatório da Capes foram analisados 17 cursos, os demais são cursos novos que ainda não foram avaliados.

Os programas avaliados foram os de Zoologia, Botânica, Biotecnologia, Recursos Genéticos Vegetais, Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, Educação, Enfermagem, Engenharia Civil e Ambiental, História, Desenho, Cultura e Interatividade, Estudos Linguísticos, Literatura e Diversidade Cultural e Saúde Coletiva. Os critérios de avaliação são infraestrutura, proposta do programa, análise do corpo docente e discente e produção intelectual.

O resultado da avaliação trienal da Capes pode ser consultado na internet, em www.capes.gov.br.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109750 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]