Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 20 de dezembro de 2013

O executiva da Heineken em Feira de Santana, Thais Prhonamm, figura muito querida no mundo industrial.
O secretário municipal da Fazenda Expedito Eloy vai usar dados dos cartões de crédito para cobrar impostos dos contribuintes.
O secretário municipal da Fazenda Expedito Eloy vai usar dados dos cartões de crédito para cobrar impostos dos contribuintes.
O reitor da Uefs José Carlos Barreto vai mandar estudantes ao exterior.
O reitor da Uefs José Carlos Barreto vai mandar estudantes ao exterior.
O executiva da Heineken em Feira de Santana, Thais Prhonamm, figura muito querida no mundo industrial.
O executiva da Heineken em Feira de Santana, Thais Prhonamm, figura muito querida no mundo industrial.

Dados de cartão para cobrar impostos

A secretaria municipal da Fazenda de Feira de Santana vai usar os dados do cartão de crédito para cobrar impostos dos contribuintes. O secretário Expedito Eloy explicou que essa medida já é utilizada pela Receita Federal e pela Estadual e que haverá todo cuidado com relação ao sigilo das informações. “Essa atitude não é inédita, muitos municípios já fazem isso. O relatório vai servir única e exclusivamente para que tenhamos a informação do faturamento de determinada empresa. Não é justo o contribuinte nos informar que tem um faturamento de 10 mil reais e na verdade ser muito maior. Com o levantamento das financeiras de cartão de crédito, nós teremos um controle maior”, explicou o secretário da Fazenda. Ele informou que uma lei, aprovada na Câmara Municipal, dá essa condição à secretaria. Na manhã da última quarta-feira, (18/12/2013), Eloy encaminhou o dispositivo legal para todas as administradoras de cartões de crédito. Segundo ele, essas instituições estão obrigadas a fornecer os relatórios. Ainda segundo Eloy, a Receita Federal dispõe de informações originárias de diversas outras fontes para fazer cruzamento de dados, a exemplo de cartórios, imobiliárias, construtoras, instituições financeiras, principalmente, de cartões de crédito. Ele afirmou que em função disso a Receita Federal tem aumentado nos últimos anos o número de contribuintes. Segundo consta, uma recente pesquisa deixa claro que 72% das compras são feitas via cartão de crédito, o que, segundo ele, pode ajudar a Receita Municipal na fiscalização das empresas. “Se o contribuinte diz que não vendeu praticamente nada e a gente está de posse de um relatório junto a uma administradora de cartão, já serve para uma autuação”, exemplificou.

Boulevard e a clientela

A semana que antecede o natal é uma das mais importantes para o comércio, as lojas vendem mais e atender as necessidades dos clientes é muito importante. Pensando nisso, no período de 14 a 24 de dezembro, o Boulevard Shopping utilizará provisoriamente as garagens G2 e G3 do Edifício Multiplace, localizado no próprio Shopping. O objetivo do Boulevard é garantir maior conforto e comodidade aos seus clientes. Para isso, o estacionamento do Multiplace foi devidamente sinalizado com as informações necessárias para utilização das novas vagas, que são cerca de 170 a mais. Mais segurança e agentes foram contratados para atuarem nos locais.

Cardiologia infantil

Na noite de quarta-feira, 18, a equipe do Hospital Estadual da Criança (HEC) confraternizou em clima natalino e comemoraram o anúncio de que a cardiologia infantil da unidade será inaugurada no próximo dia 26/12/2013 com a realização da primeira cirurgia cardíaca infantil. O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, comemorou a boa notícia. “O Hospital Estadual da Criança realiza um sonho que não é só um sonho de Feira, é um sonho de todo Estado ao ver todas as crianças sendo bem atendidas. São 170 leitos, (sendo 38 leitos de UTI, 20 neonatal e 16 pediátricos), uma equipe de cerca de 800 pessoas, que nesse momento trazem um atendimento especializado, com oncologia inaugurada no mês passado, e a cardiologia sendo inaugurada no próximo dia 26 quando duas cirurgias serão feitas, para que esse atendimento infantil a cada dia busque a excelência”, disse. O Dr. Matheus Simões, superintendente geral do HEC, falou da importância do hospital.

Uefs manda estudantes ao exterior

Canadá, Irlanda, Hungria e Reino Unido são os destinos de sete estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) que iniciarão intercâmbio em janeiro de 2014. Para esclarecer dúvidas e acertar os últimos ajustes, o grupo se reuniu, segunda-feira, com o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Carlos Barreto, e representantes da Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri). O reitor parabenizou os intercambistas e destacou a importância da mobilidade. “Aproveitem esta oportunidade, porque ela vai além da formação acadêmica, já que vocês conhecerão outra realidade cultural”, disse.  Os intercambistas foram beneficiados pela parceria entre a Uefs e Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. São eles: Edinara Lacerda, Samanta Sousa e Lucas Porto, do curso de Engenharia de Alimentos, que viajarão para a Irlanda; Paulo Caires Pena, de Engenharia da Computação, que vai para a Hungria, e Luan Cezar Cortes e Paula Perazzo, do curso de Medicina, que farão intercâmbio no Reino Unido.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3139 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]