Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 10 de dezembro de 2013

Jornalista Dimas Oliveira escreve sobre a Fundação Senhor dos Passos.
Jornalista Dimas Oliveira escreve sobre a Fundação Senhor dos Passos.
Suca Brataz é o aniversariante da semana em Salvador.
Suca Brataz é o aniversariante da semana em Salvador.

Fundação Senhor dos Passos

Na edição número 10 da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, lançada no sábado, 7, a publicação do artigo de Dimas Oliveira: “Fundação Senhor dos Passos: Atuação social, atividades culturais e de resgate da memória” São 16 anos de atuação da Fundação Senhor dos Passos em Feira de Santana. Formada por integrantes da Paróquia Senhor dos Passos mantém permanente ação social, em especial no bairro das Baraúnas, que é uma das comunidades mais carentes da cidade. É responsável pela construção da Casa de Convivência Isa e Almerinda, pela concessão de terrenos à Prefeitura de Feira de Santana, para construção de Posto de Saúde, de Escola de Inclusão Digital e do Centro de Educação Complementar D. Silvério Albuquerque.

A Fundação Senhor dos Passos tem se revelado muito intensamente nas ações de resgate do pretérito de Feira de Santana e de promoção cultural, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense. São cidadãos de bem que contribuem voluntariamente para o desenvolvimento da principal cidade do interior do Estado. A estrutura da Fundação nas Baraúnas ocupa uma área de 36 mil metros quadrados, voltada para o social. As atividades culturais e de resgate do passado são realizadas no Casario Fróes da Motta, no centro da cidade, em prédio restaurado e inaugurado há cinco anos em 21 de novembro de 2008. O Núcleo se notabiliza pela edição e lançamento de publicações, como CDs, DVDs e livros. São produtos com fatos relevantes do passado que enriquecem Feira de Santana com registros de épocas em que foram escritos. A Fundação Senhor dos Passos é um presente ganho por Feira de Santana. Blog Demais.

Para Suca

Jornalista Dimas Oliveira escreve sobre a Fundação Senhor dos Passos.
Jornalista Dimas Oliveira escreve sobre a Fundação Senhor dos Passos.

Será comemorado na última sexta-feira 13 do ano, o aniversário de Suca Baratz, na Veruschka em Salvador, a partir das 19 horas, durante um coquetel assinado por Carla Magalhães. A perspectiva é que será bastante concorrida.

Via Airtom Senna

A Avenida Ayrton Senna, a principal da zona leste de Feira de Santana, vai ser urbanizada no próximo ano. O prefeito José Ronaldo de Carvalho, que estava acompanhado pelo senador João Durval Carneiro e outras autoridades, assinou a ordem para que a obra seja licitada e anunciou a pavimentação da parte ainda não urbanizada da Avenida Iguatemi – o serviço foi iniciado imediatamente. O investimento será de aproximadamente R$ 5 milhões – os recursos são resultados de uma emenda apresentada pelo senador João Durval ao Orçamento da União. A Iguatemi será com recursos próprios. A urbanização da Ayrton Senna, que tem 2,5 quilômetros de extensão – começa na Avenida Eduardo Fróes da Motta e termina à altura do Cemitério São João Batista, é um desejo antigo dos moradores da Mangabeira, que foram ouvir as boas novas. O prefeito agradeceu o empenho do senador na indicação e na liberação dos recursos. Será uma avenida ampla, com pistas duplas e iluminação eficiente. O canteiro central, consta no projeto, vai ser corredor de tráfego para os veículos do BRT (sigla em inglês para Bus Rapid Transport), que vai ser implantado na cidade nos próximos anos. José Ronaldo também informou aos presentes que várias ruas do bairro, paralelas à avenida principal, serão pavimentadas no próximo ano.

Física
A Universidade Estadual de Feira de Santana está sediando de domingo até amanhã, o 11º Workshop em Física Molecular e Espectroscopia, evento promovido em parceria com a Universidade Federal da Bahia. A cerimônia de abertura foi às 18h no Centro Universitário de Cultura e Arte. O Workshop tem o objetivo de proporcionar um ambiente para discussão e difusão da pesquisa entre grupos ligados à espectroscopia e áreas afins. Busca-se, ainda, reunir pesquisadores e estudantes, teóricos e experimentais, em Física e Química, para troca de experiências, além de incentivar o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Está prevista a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior, que abordarão temas como Arquitetura Molecular de Complexos de Lantanídeos, Ionização de moléculas por feixes de femtosegundo e fótons e O Papel da Espectroscopia na Astronomia.

Natal

Neste mês de dezembro, o SESC promoverá o projeto Natal Sesc nos Bairros e levará às famílias de Feira de Santana uma programação gratuita, diferente e muito especial, revestindo a cidade do espírito natalino. O projeto acontecerá às sextas-feiras em bairros da cidade como Conjunto Feira X, 13, Tomba e 20, na Cidade Nova. Serão apresentações dos Corais Infantil da Escola SESC e Tabernáculo de Deus, além dos artistas Matheus Mathyara, Guymeo Jumonji e Mano Gavazza.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3135 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]