Centro Industrial do Subaé promove Fórum das Indústrias, em Feira de Santana

Secretário James Correia participou da mesa de abertura.
Secretário James Correia participou da mesa de abertura.
Secretário James Correia participou da mesa de abertura.
Secretário James Correia participou da mesa de abertura.

O Centro Industrial do Subaé (CIS) promoveu, na manhã desta sexta-feira (30/11/2013), o Fórum das Indústrias, que tinha como tema “O presente e o futuro em debate”. O evento foi realizado no auditório da instituição e contou com a presença do secretário de Indústria, Comércio e Mineração (SICM) James Correia e do deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa.

Também participaram da mesa de abertura o diretor do CIS, Jayro Miranda; o presidente da Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia), Vitor Lopes; o presidente do Cifs (Centro das Indústrias de Feira de Santana), André Regis; João Batista, representando a Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia); o presidente da Associação Empresarial e Comercial de Feira de Santana (Acefs), Marcelo Alexandrino; e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos Borges Junior. Segundo Jayro Miranda, o objetivo do fórum é debater as demandas e oportunidades alcançadas pelo setor industrial de Feira de Santana e oportunizar o diálogo entre as indústrias presentes no Cis.

O secretário James Correia destacou a Bahia como um líder em investimentos e disse que a discussão e o diálogo que o Governador Jaques Wagner tem utilizado para todas as situações vem dando certo. “Tenho a concepção de que temos obrigações e posso afirmar que estamos tendo dificuldade orçamentárias para cumprir, mas acredito que se existe uma parceria, tem que existir caminho para a solução dos problemas”, afirmou.

Ainda segundo o secretário, é necessário uma grande mobilização dos municípios na busca de investimentos. “O prefeito de Alagoinhas, por exemplo, corre atrás de investimentos para o município. Nos últimos anos foram cerca de R$ 3 bilhões de investimentos para a cidade”, pontuou.

O presidente da Desenbahia, Vitor Lopes, destacou o trabalho do secretário James Correia frente à pasta. “James tem feito um trabalho espetacular, e os números comprovam que ele é o secretário que mais trouxe investimentos para a Bahia, uma vez que o Estado vem de fato crescendo mais do que a média nacional”, disse.

Equilíbrio fiscal e arrecadação de ICMS

Em sua participação na mesa de abertura, o deputado estadual Zé Neto destacou que a Bahia está entre os três estados de maior equilíbrio fiscal e de arrecadação de ICMS. “A Bahia está fora do índice dos estados que estão com dificuldade para pagar o 13º salário. O Estado está vivendo o menor índice de desemprego do país. Sabemos que as dificuldades são muitas e temos que assumir o ônus e o bônus”, disse.

Construção do Polo de Confecções em Feira de Santana

Zé Neto também informou sobre a construção do polo de confecções do município, centro tão aguardado pelo Sindicato das Indústrias de Confecção. “Outra demanda daqui da região é a instalação do polo das indústrias do ramo de confecções. Do lado de onde funciona a Cesta do Povo, pretendemos montar esse polo que com certeza é mais um empreendimento importante”, enfatizou.

Feira de Santana, destaque em geração de emprego

O secretário James Correia pontuou que na Bahia, o município que mais cresce de forma concreta com maior geração de emprego é Feira de Santana. “No ano que vem serão gerados cerca de 3 mil empregos com a inauguração da empresa Atento, que é um call center muito grande, com um investimento de 95 milhões de reais”, destacou.

Atenção dos governos federal e estadual à Feira de Santana

Na oportunidade, o deputado estadual Zé Neto destacou os investimentos dos governos estadual e federal no município de Feira de Santana, a exemplo do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que somente na cidade já entregou 30 mil unidades, nas obras da Nóide Cerqueira e Aeroporto, na construção do polo de confecções

Curiosidade do Parque Industrial

O presidente do CIFS, André Régis, falou que a cidade não sabe da dimensão do que é produzido pelas Indústrias de Feira de Santana. “Uma curiosidade importante. A Pirelli instalada no município produz os pneus dos veículos Mustang e Camaro do mundo inteiro aqui em Feira de Santana. E isso é uma honra para a nossa cidade”, afirmou.

Palestras

O Fórum foi finalizado com as palestras de Adolfino Neto da Prótons Sistemas e de Sérgio Aras da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com os temas “Sistemas da Informáticas nas Indústrias” e “Nova Política Nacional de resíduos sólidos”, respectivamente.

Continuidade

O evento terá continuidade em 2014. O I Fórum das Indústrias de Feira de Santana será uma prévia da I Feira da Indústria, a ser realizada no próximo ano, durante a semana em que se comemora o Dia da Indústria (25 de maio). A I Feira da Indústria será um grande evento no Parque de Exposição João Martins da Silva em Feira de Santana. Nela estarão presentes as indústrias da região metropolitana e no decorrer da feira serão identificados os potenciais da indústria local para a comunidade, sendo oferecidos aos participantes cursos, palestras e a inserção do currículo do participante da feira num banco de talentos em que a pessoa pode pleitear oportunidades de emprego nas indústrias locais.

Presentes

Também estiveram presentes o empresário Clóvis Cedraz, Silvio Dias, coordenador da 3ª Ciretran;  Adriano Melo, o vereador de Conceição da Feira, representantes da Caixa Econômica, Desenbahia, Unifacs, Senai, ACEFS, CIFS, SICM, FIEB, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Imprensa.

As indústrias também enviaram representantes. São elas: Proton Sistemas, Triunfo Alumínio, Sinnefs Jactofeira, Belgo, Alumínio Forte Brilho, Contenflex, Ironled, R Guimarães Construções, Placo do Brasil, Biscoitos Itália, Paradaise, Peixoto S.A., JM Construtora, Prime Empreendimentos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111170 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]