Bahia vende mais de 40% de toda energia eólica do país em leilão A-5

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Parque de Energia Eólica em Brotas de Macaúbas.
Parque de Energia Eólica em Brotas de Macaúbas.
Parque de Energia Eólica em Brotas de Macaúbas.
Parque de Energia Eólica em Brotas de Macaúbas.

O Governo da Bahia comemora o resultado do leilão de energia do tipo A-5, realizado, nesta sexta-feira (13/12/2013), pelo Ministério de Minas e Energia. Pela primeira vez, um estado vende um total de 1000,8 MW (1GW), que representa 42% do total negociado (2.337MW), num só leilão. Entre os 97 projetos contratados pelo governo federal, 41 projetos foram na Bahia.

“Este leilão foi um sucesso para a Bahia. É um resultado vitorioso e histórico. O volume de projetos contratados nos coloca num patamar de liderança no setor. Certamente, seremos o maior estado eólico do Brasil”, afirmou o secretário da Casa Civil, Rui Costa ao explicar que a contratação de hoje resultará em, pelo menos, R$3 bilhões de reais em novos investimentos para o estado.

Dentre os vencedores do certame de hoje, destacam-se a Renova, a Casa dos Ventos, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), Companhia de Energias Renováveis (CER) e Sequoia.

No histórico dos leilões, a Bahia se aproximou, definitivamente, do Rio Grande do Norte. A diferença entre esses estados, que era de quase 1 GW ao final de 2012, encerra 2013 com pouco mais de 50 MW. Agora, a Bahia conta com um montante de algo em torno de 3.000 MW contratados em leilões. A Bahia é, também, o único estado a ter projetos comercializados em todos os leilões realizados pelo ministério.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113565 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]