Agência de Defesa Agropecuária da Bahia apreende 15 toneladas de laranja no Oeste

Apreensão de citros em Riachão das Neves.
Apreensão de citros em Riachão das Neves.

 

Apreensão de citros em Riachão das Neves.
Apreensão de citros em Riachão das Neves.

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu 15 toneladas de Citros (laranja) na última quarta-feira (11/12/2013), no Posto de Fiscalização Mineirinho, entroncamento de Riachão das Neves. A equipe da Agência vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura constatou que a carga estava sem os documentos sanitários obrigatórios para o trânsito de vegetais, no caso, a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV), embasada no Certificado Fitossanitário de Origem.

“O objetivo é evitar a introdução de pragas no Estado, garantindo assim a segurança sanitária da agricultura”, informou o coordenador de Barreiras Sanitárias, Roberto Pacheco. “Para evitar a introdução de pragas de importância econômica, torna-se necessária a frequente fiscalização móvel e fixa, visando disciplinar o trânsito de vegetais”, completou. De acordo com as informações fornecidas pelo condutor do veículo a carga era oriunda de Minas Gerais e seguiria para os estados do Norte.

O coordenador regional da Adab em Barreiras, Sanderson Barreto, explicou que a conferência dos documentos sanitários são frequentes e rotineiras no Posto Mineirinho, situado na BR 135, sentido Formosa do Rio Preto, já na saída para o Piauí. “A equipe trabalha no sentido de coibir as ausências, fraudes, falsificações, adulterações, bem como, evitar o comércio dos produtos clandestinos e de má qualidade”.

O condutor foi multado, já que, vegetais como citros, hospedeiros de pragas quarentenárias regulamentadas, estavam sendo transportados desacompanhados da documentação sanitária exigida por lei, e descartados no lixão de Riachão das Neve

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112616 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]