UEFS E HEMOBA realizam campanha de doação de sangue

Vista aérea da reitoria da UEFS, em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea da reitoria da UEFS, em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea da reitoria da UEFS, em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea da reitoria da UEFS, em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza, nestas terça e quarta-feira (19 e 20/11/2013), a “21ª Campanha de Doação Voluntária de Sangue: 19 Anos em Solidariedade à Vida”. Uma unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) será posicionada em frente ao módulo 6 do campus universitário, com atendimento das 8 às 17h.

Professores, alunos e funcionários, além da comunidade externa, podem participar da campanha. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos podem participar somente com autorização formal do responsável legal), pesar mais de 50 kg, não estar em jejum, não ter ingerido alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação (portanto, não doar imediatamente após o almoço) e não ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação, nem ter bebido excessivamente nas últimas 24h. O doador deve portar documento original de identidade com foto, emitido por órgão oficial.

A campanha é organizada pelo Programa de Doação Voluntária de Sangue da Uefs e tem apoio da Unidade de Coleta e Transfusão Sanguínea (UCT) do Hemoba de Feira de Santana.

O programa foi implantado na universidade em 1994 com o objetivo de substituir o trote organizado pelos alunos pela campanha de doação de sangue. Atualmente o programa também visa contribuir com o sistema de saúde através da captação de doadores voluntários de sangue e medula óssea e com o atendimento à demanda das instituições hospitalares.

Mais informações através do telefone (75) 3161-8354 e do e-mail pdvs.uefs@gmail.com.

Hemoba realiza Campanha de Doação de Sangue

A equipe da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Feira de Santana, realiza Campanha de Doação de Sangue, de 19 a 29 de novembro. A ação é alusiva ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro. Segundo Luciene Coutinho, coordenadora da Hemoba de Feira de Santana, o estoque do banco de sangue do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) está com um déficit de 200 bolsas de sangue. “Com a aproximação do fim do ano, aumenta também a preocupação em relação ao nosso estoque. Doar sangue é um ato de cidadania, além de ser seguro para quem doa e para quem recebe”, afirmou Luciene.  A Hemoba é responsável por uma média de 600 transfusões por mês, para atender  a demanda do Hospital Estadual da Criança (HEC) e do HGCA. No entanto, recebe de 400 a 430 doações de sangue mensalmente.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120551 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.