População exposta aos metais pesados em Santo Amaro é tema de encontro

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Evento debate contaminação da população por metais pesados.
Evento debate contaminação da população por metais pesados.
Evento debate contaminação da população por metais pesados.
Evento debate contaminação da população por metais pesados.

A Prefeitura Municipal de Santo Amaro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou evento de análise do Protocolo de Vigilância e Atenção à Saúde da População exposta ao chumbo, cádmio, cobre e zinco, nesta quinta-feira (21/11/2013), no Edifício Dayane, localizado na Praça Edson Wanderley. Este instrumento foi elaborado coletivamente entre os técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS), das esferas de governos Federal, Municipal e Estadual, para subsidiar a atuação dos profissionais de Saúde envolvidos com a vigilância.

O documento possibilita ainda, identificar os indivíduos expostos e contaminados, além das possibilidades de ações, que possam contribuir para redução de danos à saúde e a melhoria da qualidade de vida da comunidade santoamarense. A apresentação foi feita pela coordenadora de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde, Drª Márcia Machado.

Dentre os tópicos pontuados estão a possibilidade de pesquisas na área da saúde, que possam identificar os efeitos da contaminação; a implantação do protocolo e, principalmente, a humanização nestes atendimentos. A secretária municipal de Saúde, Mary Rocha, apresentou os programas e ações desenvolvidas ao longo do ano na cidade, os desafios e perspectivas para 2014 como linhas de cuidado à saúde dos pacientes que tiveram contato com os metais pesados direta e indiretamente; saúde mental; Unidade de Pronto Atendimento; qualificação da Rede Cegonha, entre outros. A secretária enfatizou ainda que até o próximo ano mais equipes de trabalho irão compor a Secretaria.

A Apoiadora Estadual de articulação de Redes do Ministério da Saúde, Joselma Alves, tratou sobre os planos de Ações Regionais das Redes de Atenção às Urgências e Emergências e Cegonha da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo ela, são ações e serviços de saúde integrados por meio de sistema técnico, logístico e gestão.

Estiveram presentes no evento representantes do Ministério da Saúde, técnicos de Saúde, coordenadores de vigilância e funcionários do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) do município.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113790 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]