Orientação gratuita sobre zumbido acontece em Salvador

"A economia brasileira está se tornando um enigma caracterizado por um recorde de baixo desemprego e forte consumo doméstico contrabalanceados por um investimento e por atividade industrial fracos e pela inflação em alta e entrincheirada", diz o jornal. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
"A economia brasileira está se tornando um enigma caracterizado por um recorde de baixo desemprego e forte consumo doméstico contrabalanceados por um investimento e por atividade industrial fracos e pela inflação em alta e entrincheirada", diz o jornal. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)

Consumidores ganham maior proteção. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Salvador Shopping abriga campanha de saúde. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Para informar a população e esclarecer dúvidas gratuitamente sobre o zumbido, uma equipe multidisciplinar de especialistas no assunto estará nos dias 8 e 9 de novembro de 2013, em um stand, no Salvador Shopping. O grupo, coordenado pela médica otorrinolaringologista Clarice Saba, ficará durante todo o dia na entrada principal de pedestre, próxima à Avenida Tancredo Neves.

A atividade comemora o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido, que acontece em 11 de novembro, e apoia a campanha Novembro Laranja, cuja ação prevê, no país inteiro, um mês de atividades de alerta ao zumbido. Na semana seguinte, o panfleto da campanha será distribuído em hospitais e clínicas médicas, de fonoaudiologia, psicologia, ortodontia, fisioterapia, entre outras.

Segundo a médica baiana, Clarice Saba, atual vencedora do Jack Vernon Award, o mais importante prêmio científico internacional da área e oferecido apenas a cada quatro anos, o zumbido é um barulho no ouvido que persegue o paciente 24h por dia. Dados da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia mostram que cerca de 30 milhões de brasileiros e 17% da população mundial possuem a disfunção. Apesar do problema ter a possibilidade de controle e até de cura, em boa parte dos casos, alguns médicos e a maioria da população desconhece essa informação. Para Clarice Saba, a desinformação é o principal obstáculo no combate ao sintoma. “Por acreditarem que não há tratamento muitos pacientes não procuram auxílio médico. Porém, em 80% dos casos o problema pode ser controlado”, afirma Clarice.

Zumbido

O zumbido é um distúrbio das funções auditivas, que consiste em perceber sons que não são gerados por uma fonte sonora física. Em consequência de uma perda na audição há o aumento dos impulsos elétricos que a via auditiva envia ao córtex cerebral, gerando os sons, que normalmente se assemelham ao chiado, apito, cigarra ou outros sons. As causas do sintoma são as mais variadas, a exemplo da exposição ao som alto por muito tempo, da perda auditiva parcial ou total, questões anatômicas referentes à face, pescoço ou oclusão dentária, alterações nos níveis de triglicérides e colesterol, nos hormônios da tireoide, pré-diabetes e alto consumo de cafeína e açúcar. Embora o problema possa iniciar em qualquer faixa etária, a maior incidência acontece na terceira idade, atingindo aproximadamente 35% desses indivíduos.

Projeto Anti-Zumbido – PAZ

O PAZ é o primeiro ambulatório de zumbido gratuito de Salvador. Idealizado e coordenado pela otorrinolaringologista, Clarice Saba, o projeto funciona no Ambulatório Docente-Assistencial da Escola Bahiana de Medicina (ADAB), na Av. Don João VI, n° 275, Brotas. O PAZ atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba + sobre Clarice Saba

Vencedora do prêmio internacional Jack Vernon Award de 2011, o prêmio científico mais importante da área, que é oferecido a cada quatro anos. Diretora Técnica do Centro de Otorrinolaringologia da Bahia; Vice-Presidente da Sociedade de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Bahia; Preceptora da Residência Médica em Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia da Bahia – Hospital Santa Izabel; Fellow em otorrinolaringologia do Jackson Memorial Hospital – USA; Fellow em otorrinolaringologia do Groningen Ziekenhuis – Holanda; Idealizadora do Projeto Anti-Zumbido (PAZ), que deu origem ao Ambulatório de Zumbido da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, também coordenado por Clarice Saba.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108167 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]