Operação Dínamo | Fiscalização do Exército busca detectar uso indevido de explosivos

Deputada Graça Pimenta destaca operação do Exército. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Deputada Graça Pimenta destaca operação do Exército. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Deputada Graça Pimenta destaca operação do Exército. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Deputada Graça Pimenta destaca operação do Exército. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

O Exército Brasileiro deflagrou, em todo o País, a Operação Dínamo, que já está em andamento na Bahia. Maior atividade centralizada de fiscalização de explosivos já realizada no Brasil, a ação tem como objetivo impedir ou reduzir a probabilidade de que explosivos utilizados por empresas registradas, ou de origem ilegal, sejam desviados e utilizados de forma criminosa, especialmente no ataque a caixas eletrônicos.

A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) parabeniza a ação e enfatiza a necessidade de investimentos na segurança pública. “A explosão desses equipamentos tem sido algo recorrente na Bahia. Quero parabenizar o Exército Brasileiro por deflagrar esta operação não só em nosso estado, mas em todo o país. Acredito que a realização de constantes operações estratégicas é fundamental para impedir o ataque a bancos e caixas eletrônicos, mas principalmente para dar segurança à população que utiliza os serviços dessas instituições ou que residem próximo a elas. Para isso é necessário que haja mais investimentos urgentes nos setor de segurança pública”, salienta a parlamentar.

Números divulgados no site do Sindicato dos Bancários do Estado no início deste mês dão conta de que as explosões aparecem no topo da lista, com 76 registros. Ocorreram também 159 ataques contra as agências bancárias, sendo 122 somente no interior baiano e 37 em Salvador. Coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) do Exército Brasileiro e realizada em parceria com instituições a exemplo das polícias Civil e Militar, a Operação Dínamo está vistoriando empresas de fabricação, importação, exportação, comércio, armazenagem e transporte de explosivos. A iniciativa também está atenta para que o uso dos explosivos seja feito somente por pessoas legitimamente habilitadas.

Na Bahia, o comando dos trabalhos está sendo realizado pela 6ª Região Militar e, somente na última terça-feira (12/11/2013), cerca de 20 empresas foram fiscalizadas. Os empreendimentos vistoriados estão localizados em 14 municípios, a exemplo de Feira de Santana, Jacobina, Brumado, Carnaíba e Santa Luz. “No território baiano os agentes da ação apreenderam materiais como explosivos (granulado e emulsão encartuchada), pólvora, espoletas de iniciação explosiva, estopim, insumos para pólvora negra (salitre e enxofre), espoletas para cartucho e fogos de artifício. As empresas onde foram encontradas irregularidades estão sendo autuadas”, informa Graça Pimenta.

Uma série de requisitos está sendo observada pela Operação Dínamo. Entre os aspectos vistoriados estão: se o detentor do material está autorizado pelo Exército; se as quantidades existentes são as estabelecidas na autorização; se o tipo de material é o que está previsto na autorização; e se o local possui os requisitos exigidos na área de segurança. “Sem dúvidas a Operação Dínamo é de grande importância principalmente no combate à criminalidade. A explosão de um caixa eletrônico, por exemplo, é um crime contra a instituição financeira, mas é algo que pode colocar em risco também a vida da população. Hoje os caixas eletrônicos estão espalhados em diversos pontos das cidades e, muitas vezes, as agências bancárias e os equipamentos eletrônicos ficam localizados em áreas de alto índice residencial”, finaliza a parlamentar.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109913 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]