Governador, presidente e ministro inauguram a Via Expressa Baía de Todos os Santos

Via Expressa Baía de Todos os Santos é uma das maiores obras viárias do país.
Via Expressa Baía de Todos os Santos é uma das maiores obras viárias do país.
Via Expressa Baía de Todos os Santos é uma das maiores obras viárias do país.
Via Expressa Baía de Todos os Santos é uma das maiores obras viárias do país.

Maior intervenção viária em Salvador nos últimos 30 anos, a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos será inaugurada nesta sexta-feira (01/11/2013), às 10h, pelo governador Jaques Wagner, a presidente Dilma Rousseff e o ministro dos Transportes, César Borges. A cerimônia será na Estrada da Rainha, onde foi montada uma tenda (seguir pela Rótula do Abacaxi, Av. Heitor Dias, Estrada da Rainha até Ladeira do Paiva, onde há uma passarela de pedestre).

O trajeto entre a BR-324 e o Porto de Salvador foi reduzido em 3,2 quilômetros, passando dos atuais 7,5 km para 4,2 km, com seis rotas alternativas que vão facilitar a vida de quem transita pela região e desafogar o trânsito nas vias adjacentes, como o Bonocô, San Martin e Retiro. São dez faixas de tráfego – seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos de carga –, três túneis, 14 elevados, duas passarelas, além de ciclovia, pista de rolamento e passeios.

Foram investidos na obra, executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), um total de R$ 480 milhões, fruto de parceria dos governos federal e estadual, e considerada uma das principais intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A Via Expressa é uma das maiores obras do país, diz Pinheiro 

Durante discurso no Plenário, nesta quinta-feira (31) o senador Walter Pinheiro destacou a importância da Via Expressa Baía de Todos os Santos para Salvador. “É uma obra cujo impacto deve ser analisado tanto do ponto de vista urbano, no aspecto da mobilidade, quanto do ponto de vista da sua importância na questão da economia, devido à movimentação de cargas da BR-324 ao porto”.

Pinheiro chamou atenção para a importância da ligação direta entre a BR-324 e o porto, desafogando avenidas importantes da cidade, como a Bonocô, San Martin e Suburbana. “Só um terminal, associado ao porto de Aratu, processa por dia quase 600 caminhões, sobrecarregando a BR-324. Há, também, os caminhões que chegam do interior do Estado e de outros Estados para o porto, e, ainda, as cargas que saem do porto, que também precisam transitar pela BR-324”, informou Pinheiro.

Além da Via Expressa, Pinheiro lembrou de outras obras estruturantes que estão sendo tocadas através da parceria entre os governos federal e estadual em Salvador. “Este é o caso dos viadutos na Paralela para resolver os graves problemas do Imbuí; a própria questão da duplicação da Avenida Pinto de Aguiar; o projeto para a construção da Avenida 29 de Março e a duplicação da Avenida Orlando Gomes; a chegada do metrô e a possibilidade efetiva de termos os corredores alimentadores de ônibus”, enumerou.

O senador deu relevância ainda ao fato da presença da Presidenta Dilma Rousseff em Salvador, num curto espaço de tempo, para cumprir agenda relacionada à mobilidade. “Amanhã ela inaugura esta grande obra, uma das maiores do Brasil, e recentemente a presidenta assinou a ordem de serviço para as obras do metrô, num outro investimento que vai trazer benefícios para o trânsito em toda a Região Metropolitana de Salvador”, disse.

Pinheiro também ressaltou a integração da Via Expressa ao projeto da ponte Salvador-Itaparica. “Ela é um embrião para o processo desafiador que o Governador Jaques Wagner lançou, desde 2009, que é a possibilidade de construirmos a ponte Salvador–Itaparica como um vetor de desenvolvimento, como uma rota – eu diria até – para o desenvolvimento da chamada saída Oeste de Salvador”, disse.

Saiba mais no site: http://www.viaexpressaba.com.br/.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]