Feira de Santana | Paciente volta para casa após dois anos de internação no Hospital Estadual da Criança

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Funcionários do Hospital Estadual da Criança celebram momento de despedida.
Funcionários do Hospital Estadual da Criança celebram momento de despedida.
Funcionários do Hospital Estadual da Criança celebram momento de despedida.
Funcionários do Hospital Estadual da Criança celebram momento de despedida.

Internado no Hospital Estadual da Criança (HEC) desde maio de 2011, logo após seu nascimento, E.M.S., 2 anos, voltou para casa no bairro Baraúnas, nesta quarta-feira (27/11/2013). Ele sofre de atrofia muscular congênita e precisa do uso contínuo de um respirador artificial.

Familiares e vizinhos da criança prepararam uma calorosa e emocionante recepção para o pequeno, que encontrou a casa totalmente reformada para oferecer todo o conforto necessário ao internamento domiciliar.

No quarto espaçoso e bem equipado, com leito hospitalar, respirador, aspirador e cilindro de oxigênio, há todo o suporte para a família dar continuidade ao tratamento. A mãe do garoto, Cíntia Moraes, se emocionou com a volta pra casa. “É como se ele tivesse nascido agora. Estou muito feliz de ter meu filho em casa”.

A continuidade do processo de desospitalização do HEC tem como principal objetivo, humanizar o tratamento de pacientes com internação prolongada, possibilitando a saída segura do ambiente hospitalar, por meio da adaptação ao convívio doméstico, além do treinamento dos familiares para os cuidados domiciliares.

Visita – As equipes de enfermagem e de serviço social do HEC visitaram na terça-feira (26), a casa de dois pacientes que estiveram internados por um longo período na UTI Pediátrica da unidade hospitalar e voltaram para o convívio familiar no dia 13/11, há 15 dias.

A primeira parada foi no distrito de Matinha, onde mora a família de M.B.S., de 5 anos. “Estou muito feliz em cuidar do meu filho no quarto dele, no conforto do lar”, afirmou a mãe de M.B.S., Simone Lima.

No bairro Feira IX, a equipe foi à casa de R.J.S, 6 anos. Internada desde a inauguração do HEC, em agosto de 2010, a paciente tem se adaptado satisfatoriamente ao ambiente familiar, onde recebe os cuidados da mãe Renata de Jesus.

De acordo com a coordenadora de enfermagem do HEC, Lívia Leite, a finalidade da visita foi verificar a continuidade do tratamento e os cuidados prestados pela família, que foram aprendidos durante a internação. “Criamos um vínculo com essas crianças e precisamos verificar se realmente eles estão bem, ao retornar para casa após tanto tempo no hospital”, explica.

A coordenadora do Serviço Social do HEC, Gilmara Lopes ressalta a importância de acompanhar a desospitalização com o intuito de efetivar e garantir o direito dessas crianças. “É preciso manter um ambiente saudável e acolhedor para a criança no retorno ao lar e ao convívio familiar, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu Art. 7º”, explica a assistente social.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113555 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]