Feira de Santana: Governo do Estado inaugura oncologia pediátrica e Hospital Estadual da Criança

Vista aérea da 2º DIREC, Hospital Geral Clériston Andrade e do Hospital Estadual da Criança, localizados em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea da 2º DIREC, Hospital Geral Clériston Andrade e do Hospital Estadual da Criança, localizados em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

A Oncologia Pediátrica em Feira de Santana já é uma realidade. Com 15 leitos de ambulatório/quimioteca e mais 13 leitos para internação, além de uma equipe de nove médicos pediatras, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (19/11/2013), o Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana.

O evento contou com a participação do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla; do deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa; do arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Vian; representantes do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC), equipe técnica da unidade e representantes municipais.

“Aqui no Hospital da Criança, contamos com uma assistência integral e uma equipe multiprofissional para atender às crianças de Feira de Santana e região, com assistência clínica, cirúrgica, quimioterápica, além da assistência social, numa parceria com o GACC. O Serviço de Oncologia Pediátrica representa mais uma conquista importante do HEC, de Feira de Santana e de toda a Bahia”, disse Jorge Solla durante solenidade de inauguração.

A oncopediatra Dra. Núbia Mendonça, conselheira do Instituto Ronald McDonald, entidade responsável pela coordenação de programas de combate ao câncer infantojuvenil, e também diretora de assuntos institucionais do Gacc, ressaltou a qualidade da equipe técnica coordenada pela Dra. Maria Dolores Dorea, que irá atuar no atendimento, e a importância das entidades parceiras ao Serviço de Oncologia.

“Os médicos que aqui irão atuar já trabalham comigo há muitos anos. É uma equipe altamente treinada, acostumada a trabalhar com esse tipo de atendimento, que é de alto risco. Além disso, contamos com a parceria do Gacc – sem uma entidade forte de apoio não temos condições de se realizar um bom trabalho, com todo o suporte social necessário – e do Instituto Ronald Mcdonald, nosso braço social e que cuida exclusivamente de crianças com câncer no Brasil”, pontuou Dra. Núbia.

Zé Neto falou sobre a importância da inauguração do Serviço aqui em Feira de Santana, que evitará o deslocamento de crianças e adolescentes que tenham o câncer diagnosticado, e a parceria com o Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) nos serviços de radiologia. Recentemente, foi anunciada a vinda de mais um núcleo de radioterapia ao hospital, dobrando o atendimento já oferecido.

“A quimioterapia vai ser realizada toda aqui; a criança que chegar com a suspeita ou diagnóstico do câncer vai ter todo o atendimento, do início até o fim, realizado em Feira de Santana, sem precisar se deslocar. Em breve, mais um núcleo de radioterapia vai chegar ao Hospital Dom Pedro, e complementará, com os serviços de radiologia, o atendimento feito aqui”, confirmou.

Mais um motivo para comemorar: Cardiologia Infantil

Durante a solenidade de inauguração, foi anunciada a previsão para início dos atendimentos em cardiologia infantil no HEC. Segundo o superintendente geral da instituição, Mateus Simões, a partir de dezembro, cirurgias cardíacas pediátricas serão realizadas no hospital.

Serviços oferecidos

Os pacientes atendidos pelo Serviço de Oncologia do HEC terão acesso aos serviços de consultas, quimioterapia ambulatorial, internamento, hemoterapia, exames de biópsia de medula óssea, mielograma, punção lombar e cuidados paliativos. Além disso, uma brinquedoteca com televisão, livros, música e jogos está disponível.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110032 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]