Durante a XI Bienal do Livro da Bahia, jornalista lança obra ‘Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus – 2012’

Valdeck Almeida de Jesus é jornalista e escritor.
Valdeck Almeida de Jesus é jornalista e escritor.
Valdeck Almeida de Jesus é jornalista e escritor.
Valdeck Almeida de Jesus é jornalista e escritor.
Capa da obra 'Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus 2012'.
Capa da obra ‘Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus 2012’.

Dentre os diversos lançamento que serão realizados no estande da Editora PerSe, durante a XI Bienal do Livro da Bahia, está o livro “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus – 2012”, que é o resultado de um concurso que selecionou 122 poetas do Brasil e do exterior. A sessão de autógrafos ocorrerá no dia 10 de novembro (domingo), das 15h às 17h, no Centro de Convenções da Bahia – Salvador (Estande E 05-Rua E- Próximo ao Café Literário). A ideia do concurso surgiu em 2005, por iniciativa de Valdeck Almeida de Jesus, que escreve desde os 12 anos de idade e só conseguiu publicar o primeiro livro aos 39 anos.

Desde então, a procura tem sido grande e o certame tem atraído pessoas de outros países. A artista plástica brasileira Nilda Lima, radicada na Suíça, ilustrou a capa do livro e vem ao Brasil para o lançamento. A antologia foi lançada durante a XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e no 26º Salão do Livro e Imprensa de Genebra, Suíça.

A obra traz poemas de autores brasileiros e poetas do Japão, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos e Portugal. Os dez primeiros colocados foram 1º – Vai, Carlos, vai ser Drummond na vida (Ana Claudia de Souza de Oliveira); 2º – Memórias póstumas de Quincas Borba (Edweine Loureiro); 3º – Vida dura (Éber Sander); 4º – Um desconhecido no canto da sala (Simone Pessoa); 5º – Um Brasil apaixonado por futebol (Arai Terezinha Borges dos Santos); 6º – Monólogo da solidão (Nubia Estela); 7º – Lembranças (Renata Paccola); 8º – Delírios de um Poeta em Desamor (Rossandro Laurindo); 9º – O devorador de livros (Ana Lucas); 10º – É assim, Fulano (Flávia Brito).

Os jurados escolheram, também, menções honrosas: Incubus (Ana Claudia de Souza de Oliveira); Crônica de um Fygura (Nádia da Rocha Ventura); O amor de Cler (Expedita Gomes de Araújo); A cigarra e o poeta (Zelito Magalhães); O Macondo de Gabriel García Márquez (Viviana Carolina Mendez Rocha Podlyska); Copa 2014 no país de Jorge Amado (Terezinha Santos de Amorim); A Realidade (Sandro Sussuarana); A intenção (Osmar Santos); A Cidade dos Errados (Marcelo de Oliveira Souza); A menina do raio de sol (Mano Kleber). A lista completa de todos os selecionados está no site Galinha Pulando.

Organizador

Valdeck Almeida de Jesus é um poeta e sonhador. Lançou os seguintes livros: “Heartache Poems. A Brazilian Gay Man Coming Out from the Closet”, iUniverse, New York, USA, 2004; “Feitiço Contra o Feiticeiro”, Scortecci, São Paulo, 2005; 20% da renda doada às Obras Sociais de Irmã Dulce; “Memorial do Inferno. A Saga da Família Almeida no Jardim do Éden”, Scortecci, São Paulo, 2005; 1ª edição – 100% da renda doada às Obras Sociais de Irmã Dulce; “Jamais Esquecerei do Brother Jean Wyllys”, Casa do Novo Autor, São Paulo, 2006; “1ª Antologia Poética Valdeck Almeida de Jesus”, Casa do Novo Autor, São Paulo, 2006; “Memorial do Inferno. A Saga da Família Almeida no Jardim do Éden”, Giz Editorial,  São Paulo, 2007 – 2ª edição; Participa de mais de vinte antologias de poesias. Por seus trabalhos em prol da literatura e da paz, foi nomeado Embaixador Universal da Paz em janeiro de 2010, pelo Círculo dos Embaixadores da Paz da Suíça e França. A entidade é ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Serviço

O que: Lançamento do livro “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus – 2012”

Onde: Na Bienal do Livro da Bahia – Centro de Convenções da Bahia – Salvador.

Quando: Dia 10 de novembro (domingo), das 15h às 17h.

Editora: PerSe. Categoria: Poesia. Número de páginas: 263. Valor: R$ 37,25

Informações: 71 9345 – 5255 / www.galinhapulando.com

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110912 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]