Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 13 de novembro de 2013

O empresário e figura querida da sociedade baiana Carlos Marinho Falcão que faleceu ontem em Feira de Santana.
O empresário e figura querida da sociedade baiana Carlos Marinho Falcão que faleceu ontem em Feira de Santana.

Câncer de próstata em Feira

Atualmente 436 pessoas fazem tratamento contra o câncer de próstata em Feira de Santana, segundo dados da Rede de Referência a Saúde do Homem, o que representa uma média de 72 casos para cada grupo de cem mil habitantes. No país a estimativa é de 53,4 casos. Os números foram apresentados durante o Seminário Atenção a Saúde do Homem, realizado sexta-feira última, no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde. O evento fez parte da programação do movimento Novembro Azul e o urologista Rodrigo Serapião Mendes observou que a incidência de câncer de próstata vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. “E isso está diretamente relacionado à maior expectativa de vida das pessoas. No Brasil essa já é a quarta maior causa de morte por câncer”, aponta. A maior incidência ocorre aos 71 anos, enquanto a taxa de mortalidade acontece em sua maioria aos 80 anos.

A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, observa que o trabalho de conscientização é fundamental para o combate a doença. O doutor em urologia pela USP, Vítor Paschoalin revelou que 49% dos homens na faixa etária entre 18 e 70 anos de idade sofrem de disfunção erétil.

Sem interesse

Cinco prefeituras, mais precisamente, dos municípios de Luis Eduardo Magalhães, Brumado, Simões Filho, Brotas de Macaúbas e Palmas de Monte Alto, não apareceram para receber os ônibus doados através do programa Caminhos da Escola. O custo de R$ 250 mil cada resultou em veículos equipados com elevador para cadeirantes e adaptados ao transporte de estudantes da zona rural daquelas cidades. Segundo consta, a entrega não tinha qualquer nenhuma burocracia, era só assinar a documentação e receber as chaves.

Carlinhos Falcão

Faleceu ontem, o empresário Carlos Marinho Falcão, filho da tradicional família do saudoso patriarca João Marinho Falcão. Grande amigo de longas datas, participou como dirigente de várias instituições de Feira de Santana, como Câmara de Dirigentes Lojistas, Clube de Campo Cajueiro entre outras. Carlinhos era uma festa constante onde chegasse e figura bastante querida por todos.  Deixa viúva Graziela Serafin Falcão e filhos o administrador Ada Carlos e a advogada Hilna.

Data

Zuleik Carvalho foi homenageada pelo seu aniversário, sábado último, com um almoço organizado pelo amigo Misael Tavares, no badalado restaurante Soho, de culinária Japonesa, em Salvador, reunindo muitos amigos.

Zona Azul

A licitação para operacionalização da Zona Azul em Feira de Santana foi suspensa na manhã da segunda-feira passada após determinação judicial. A ação foi movida pelo jornalista Carlos Augusto e de acordo com o advogado do autor da ação, André Marques, a licitação foi suspensa através de ação popular por violar princípios que regem a Administração Pública.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3135 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]