Representantes dos abatedouros e vendedores de gado de Feira de Santana buscam linha de crédito

Deputado Zé Neto apoia demandas da categoria durante encontro no DESENBAHIA.
Deputado Zé Neto apoia demandas da categoria durante encontro no DESENBAHIA.
Deputado Zé Neto apoia demandas da categoria durante encontro no DESENBAHIA.
Deputado Zé Neto apoia demandas da categoria durante encontro no DESENBAHIA.

Pensando na necessidade de adequações sanitárias dos abatedouros de carne bovina em Feira de Santana, o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), intermediou uma reunião entre representantes do setor e o presidente da Desenbahia – Agência de Fomento do Estado da Bahia, Vitor César Lopes, no final da manhã desta segunda-feira (16/10/2013), na sede do órgão, em Salvador.

O presidente  da Associação de Abatedores de Gado de Feira de Santana,  Erivaldo Moraes, se reuniu com Zé Neto há uma semana após a apreensão de toneladas de carne em uma ação do Ministério Público Estadual (MPE) baiano e apontou necessidades de investimento no setor. O principal ponto debatido na reunião desta segunda na Desenbahia foi a criação de uma linha de crédito que facilite aos vendedores e abatedores fazer os ajustes necessários nas estruturas.

“A criação de uma linha de crédito para o setor significa que ele ficará mais competitivo, que os comerciantes e abatedores não ficarão mais desesperados com as ações do Ministério Público ou do próprio governo estadual ou municipal. É preciso encontrar uma solução com todos os atores envolvidos”, observou Zé Neto. O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e o Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese) serão buscados para abertura dessa linha de crédito. Será negociado um período de carência e um custo abaixo da taxa de juros anual.

A Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) já foi procurada para tratar dos problemas do setor. A coordenadoria regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), representada por Aurino Soares e Gilson Rodrigues, tem dado o suporte técnico e uma reunião foi marcada para a próxima semana com a superintendente Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Bahia (SFA/Ba), Virginia Hagge.

“Todas as forças precisam se encontrar, essa é uma situação que passa por todo um processo econômico de valorização desse mercado e desses vendedores e abatedores e vamos fazer todos os esforços para contribuir”, afirma Zé Neto.

Requalificação de espaços de comercialização

Para Zé Neto, as feiras livres de Feira de Santana e o centro de abastecimento carecem de requalificação. “Isso não é gasto, é investimento e significa, também, segurança alimentar. A questão sanitária é crucial e temos que unir forças nesta empreitada, dura, mas necessária, e o Estado não vai ficar fora desse movimento. O Ministério Público age com as leis nas mãos e o que motiva as apreensões precisa ser atacado e resolvido. Na semana que vem, vamos sentar com o MP para buscar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para uma solução organizada, planejada e com um cronograma possível de ser concretizado”, afirmou o parlamentar.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]