Presidente da Câmara de Feira de Santana esclarece equívoco sobre concurso público. Confira debates

Segundo Justiniano França, é de responsabilidade da empresa alguns procedimentos, inclusive a elaboração do edital. No entanto, ele afirmou que a empresa Instituto Nacional de Educação e Tecnologia cometeu um equivoco, quando publicou antecipadamente o edital do referido concurso para realização das inscrições.
Segundo Justiniano França, é de responsabilidade da empresa alguns procedimentos, inclusive a elaboração do edital. No entanto, ele afirmou que a empresa Instituto Nacional de Educação e Tecnologia cometeu um equivoco, quando publicou antecipadamente o edital do referido concurso para realização das inscrições.

Segundo Justiniano França, é de responsabilidade da empresa alguns procedimentos, inclusive a elaboração do edital. No entanto, ele afirmou que a empresa Instituto Nacional de Educação e Tecnologia cometeu um equivoco, quando publicou antecipadamente o edital do referido concurso para realização das inscrições.
Segundo Justiniano França, é de responsabilidade da empresa alguns procedimentos, inclusive a elaboração do edital. No entanto, ele afirmou que a empresa Instituto Nacional de Educação e Tecnologia cometeu um equivoco, quando publicou antecipadamente o edital do referido concurso para realização das inscrições.

Concurso público

O presidente do Legislativo feirense, Justiniano França, convocou uma coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (15/10/2013), para explicar o equivoco que ocorreu na divulgação do edital do concurso público da Câmara Municipal de Feira de Santana.

Justiniano disse que, no dia 29 de agosto deste ano, a Casa da Cidadania realizou licitação na modalidade Pregão Presencial nº 03/2013, objetivando a contratação de instituição para organização e coordenação de processo de concurso público da Câmara Municipal de Feira de Santana, que foi vencida pela empresa Instituto Nacional de Educação e Tecnologia Ltda – ME (INET).

Segundo o presidente, é de responsabilidade da empresa alguns procedimentos, inclusive a elaboração do edital. No entanto, ele afirmou que a empresa Instituto Nacional de Educação e Tecnologia cometeu um equivoco, quando publicou antecipadamente o edital do referido concurso para realização das inscrições.  De acordo com o vereador, alguns meios de comunicação divulgaram a notícia transmitida pela INET.

O presidente da Casa da Cidadania disse que encaminhou para a empresa em questão toda a legislação, visto que, segundo ele, algumas situações têm que ser analisadas, a exemplo do cumprimento de algumas leis municipais. “Tem uma lei municipal que diz que deficientes físicos que recebem renda familiar comprovadamente de até dois salários mínimos estão isentos da taxa de inscrição do concurso. E isso não estava no edital”, informou.

Justiniano salientou também que a empresa INET não repassou o edital à Câmara, para que fosse feita a conferência e as devidas modificações.

“Esse edital antes de ser divulgado pela empresa, ele deveria inicialmente ser divulgado pela Câmara Municipal. Houve esse equivoco. Fiquei sabendo que algumas pessoas fizeram a inscrição, mas neste momento a inscrição está suspensa”, disse Justiniano.

O presidente da Câmara fez questão de ressaltar que esse episódio não se trata de fraude. Ele assegurou que as pessoas inscritas não perderão o dinheiro, salientando que as inscrições que já foram feitas serão aproveitadas após a publicação de um novo edital do concurso público.

Justiniano não divulgou a data que será publicada o novo edital, mas afirmou que uma comissão do Legislativo irá se reunir com a empresa INET, com o objetivo de analisar e reparar os itens necessários para posteriormente divulgar o edital no jornal e no site da Câmara.

Vereadores destacam a importância da profissão do professor 

O Dia do Professor – comemorado hoje (15 de outubro) – foi marcado na Casa da Cidadania por reconhecimento à classe, reflexões e reivindicações em prol da categoria. José Carneiro foi o primeiro edil a prestar homenagem aos docentes, em pronunciamento na tribuna.

“Não sei se os professores têm muito a comemorar, porque a gente tem visto eles na luta incansável por melhores condições de ensino e de salário. A gente observa que o professor neste país não tem sido valorizado nem respeitado como merece. O Brasil é o penúltimo país do mundo em valorização do professor”, lamentou Carneiro.

Ele ressaltou que o professor tem um papel de grande relevância no processo de formação pessoal dos alunos. “Queria transmitir a minha mensagem de fé e, acima de tudo, de esperança para essa classe, para esses abnegados, que são responsáveis não só pela formação profissional, mas também pela formação até de caráter dos seus alunos, que são verdadeiramente seus filhos durante aquele período que está na sala de aula”, disse.

O vereador Roque Pereira também teceu elogios aos professores e disse que a educação é um pólo de desenvolvimento de um país. “Sem educação a gente não vai e não chega a lugar nenhum; a gente não aprende a respeitar e muito menos ser respeitado”, afirmou ele, acrescentando que a profissão de professor é muito desvalorizada pelo poder público no Brasil.

O edil Beldes Ramos, que é professor e foi diretor da Direc 02 – Diretoria Regional de Feira de Santana, parabenizou  todos docentes da rede pública e privada e disse que o Brasil precisa avançar muito em termos de educação e valorização do professor. Ele lembrou que todas as demais profissões passam pelas mãos desse profissional, que, segundo o vereador, é uma peça importante para alavancar o desenvolvimento do país.

“Há um grande esforço, uma determinação voluntária, um grande amor por parte daqueles profissionais que todos os dias saem de suas casas para as salas de aula estabelecer não só a formação intelectual, mas principalmente a formação de personalidade e de caráter das nossas crianças e dos nossos jovens”, disse o petista.

Em nome dos edis Justiniano França, Eremita Mota e Beldes Ramos, que são professores, o vereador Isaías de Diogo parabenizou todos os educadores de Feira de Santana, da Bahia e do Brasil.

O vereador Eli Ribeiro disse que o professor é um dos membros mais importantes de uma sociedade. Em seguida, ressaltou que, atualmente, o professor tem encontrado muita dificuldade para lecionar, sobretudo por conta do desrespeito e da violência nas escolas.

A vereadora Aldney Bastos Marques – Neinha, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara, agradeceu a Deus pela vida dos professores e incentivou as pessoas a estudarem, independentemente das situações adversas.

“Que os jovens hoje absorvam o que vão buscar na sala de aula, estudem enquanto há tempo. Eu vim me formar já com 40 anos. Hoje, eu sou assistente social, não foi fácil depois de ser mãe e avó. Nunca é tarde para estudar”, disse Neinha.

O presidente do Legislativo feirense, Justiniano França, afirmou que a profissão de professor é “sublime”. Na oportunidade, ele destacou a coragem da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, 16 anos, que sobreviveu a uma tentativa de homicídio ao desafiar os radicais islâmicos do Talibã por querer estudar.

Segundo Justiniano, em discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), a paquistanesa disse que “um livro e uma caneta podem mudar o mundo. A educação é a única solução”.

O vereador também concorda que a sociedade se transforma através da educação. “E o professor tem esse papel de ajudar na transformação”, observa.

Os vereadores Marcos Lima e Gerusa Sampaio também parabenizaram os professores, destacando a importância desses profissionais no processo de construção de conhecimentos dos estudantes para transformação da sociedade.

Vereador reclama de fechamento de retorno que dá acesso a localidades da BR 116 Sul 

O vereador Roque Pereira (PTN), em discurso proferido na tribuna da Casa da Cidadania, nesta terça-feira (15), criticou a Concessionária Via Bahia, empresa que administra as BRs 324 e 116, por ter fechado o retorno que dá acesso às localidades Gameleirinha e Yeda Barradas, no distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu).

Segundo ele, com a duplicação da rodovia, o retorno deverá ficar próximo ao município de Antônio Cardoso, o que aumenta a viagem dos veículos em cerca de 13 quilômetros e onera o custo com combustível. Ele disse que a comunidade está prejudicada, principalmente os alunos que se deslocam de transporte escolar para a sede do referido distrito e para sede de Feira de Santana.

O vereador informou que, ontem, os moradores das comunidades Gameleirinha e Yeda Barradas fecharam a rodovia em protesto contra essa mudança. Roque Pereira fez um apelo à direção da Via Bahia “para que reveja essa situação e faça um retorno pelo menos na entrada na localidade Yeda Barradas, que vai contemplar as duas comunidades”.

Aprovados projetos  que dispõem sobre concessão da Medalha Contador José Enock da Cruz 

Na manhã desta terça-feira (15), na sessão ordinária da Casa da Cidadania, foram aprovados, por unanimidade dos presentes, dois  projetos de decreto legislativo,  de autoria do vereador Correia Zezito (PTB), que  dispõe sobre a concessão da Medalha Contador José Enock da Cruz, tendo como finalidade específica homenagear profissionais formados em Ciências Contábeis e Técnicos em Contabilidade, que tenham prestado relevantes serviços a comunidade feirense e que sejam de ilibada conduta ética, moral e profissional.

De acordo os projetos de decreto legislativo,  serão homenageados o secretário municipal da Fazenda, Expedito Campodônio Eloy, e a auditora fiscal Helena dos Reis Rego Santos.

A Mesa Diretiva da Câmara Municipal providenciará a confecção das referidas Medalhas, que serão  entregues em sessões solenes, convocadas para este fim.

As despesas decorrentes deste decreto correrão por conta de verba existente na secretaria da Casa da Cidadania.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108786 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]