Presidenta Dilma Rousseff anuncia Francisco Teixeira como ministro interino da Integração

Posse do novo ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. Ele assume interinamente a pasta, após a saída de Fernando Bezerra.
Posse do novo ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. Ele assume interinamente a pasta, após a saída de Fernando Bezerra.
Posse do novo ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. Ele assume interinamente a pasta, após a saída de Fernando Bezerra.
Posse do novo ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. Ele assume interinamente a pasta, após a saída de Fernando Bezerra.

A Presidência da República anunciou que o engenheiro Francisco Teixeira, secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, assumirá interinamente a pasta, após a saída de Fernando Bezerra, que deixou ontem (01/09/2013) o cargo.

A informação foi confirmada há pouco pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Por meio de nota, a presidenta Dilma Rousseff agradeceu a dedicação em todas as missões confiadas a Bezerra e disse que “saiu o ministro, mas ficou o amigo”.

“Nos dois anos e nove meses em que esteve à frente da pasta, Fernando Bezerra fez um trabalho extraordinário. O orçamento total do ministério dobrou na sua gestão. Obras fundamentais para garantia hídrica do Semiárido ganharam forte impulso com Fernando Bezerra à frente do ministério, em especial a transposição do São Francisco”, diz a nota.

Fernando Bezerra se reuniu hoje com a presidenta no Palácio do Planalto para entregar o cargo, e anunciou sua saída pelo Twitter. Bezerra estava no cargo desde o início do mandato de Dilma, em janeiro de 2011. O Ministério da Integração Nacional é responsável por obras de convivência com a seca e de infraestrutura hídrica, formulação e condução da política nacional de irrigação, obras públicas em faixas de fronteiras, defesa civil, entre outras.

No dia 19 de setembro, Bezerra já havia apresentado pedido de demissão após o seu partido, o PSB, decidir entregar os cargos que ocupa no governo federal. Dilma, no entanto, pediu para que ele aguardasse seu retorno de Nova York, na semana passada, onde participou da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Secretário de Infraestrutura Hídrica promete dar continuidade a ações de Bezerra

Em solenidade da qual participaram apenas funcionários do Ministério da Integração Nacional, o secretário de Infraestrutura Hídrica, Francisco José Teixeira, assumiu ontem (1º), interinamente, o comando da pasta, substituindo Fernando Bezerra, que deixa o cargo depois de dois anos e nove meses.

Bezerra anunciou sua saída em meados de setembro, quando o PSB, partido ao qual é filiado, deixou a base de apoio ao governo e decidiu entregar os cargos que ocupava na máquina pública federal.

O engenheiro civil Francisco Teixeira disse, ao assumir o comando da pasta, que pretende dar continuidade ao trabalho de articulação nacional das políticas definidas por Bezerra. Teixeira destacou a política de recursos hídricos, que considera “o carro-chefe” das ações do ministério, com ênfase na transposição das águas do Rio São Francisco, que está em execução e tem interface nas diversas áreas.

Ao se despedir, Fernando Bezerra ressaltou que a escolha de um técnico da casa para substituí-lo foi decisão da presidenta Dilma Rousseff, que pediu a indicação de gente do quadro técnico para responder interinamente pela pasta da Integração, porque, segundo ele, “a cabeça dela [Dilma] está voltada para a reforma ministerial mais adiante”.

“Nada mais natural que a indicação tenha recaído sobre Teixeira, que tem bom trânsito em todas as áreas do ministério, e cuja presença nesta casa imprimiu ritmo mais acelerado às ações de infraestrutura hídrica”, afirmou Bezerra.

Em seguida, o ex-ministro agradeceu o apoio do funcionalismo e manifestou a certeza de que a equipe apoiará seu substituto “para que ele [Teixeira] possa fazer muito mais”.

*Com informações da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114864 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.