Pepetela confirma presença na Flica, em Cachoeira

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos conhecido como Pepetela.
Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos conhecido como Pepetela.
Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos conhecido como Pepetela.
Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos conhecido como Pepetela.

Autor dos romances “Mayombe” e “A Geração da Utopia”, Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos conhecido como Pepetela, confirma presença na Festa Literária Internacional de Cachoeira, no domingo, dia 27 de outubro. O Autor é um dos mais importantes escritores de Angola e participará da mesa “Ndongo, Ngola, Angola, Bahia”. Este ano, a festa literária trará nomes internacionais como Kierras Cass e Sylvia Day, além de Laurentino Gomes, Regina Echeverria e Eduardo Bueno.

Em 1997, Pepetela conquistou o Prêmio Camões, um dos mais renomados e desejados pelos escritores da língua portuguesa, pela totalidade de sua produção. Antes, já recebeu o Prémio Nacional de Literatura de Angola pela obra “Mayombe”. Este reconhecimento o consagra como um nome significativo da literatura contemporânea do idioma português.

Publicado originalmente em 1980, “Mayombe” foi escrito durante a participação de Pepetela na guerra de libertação de Angola, e retrata o cotidiano dos guerrilheiros do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) em luta contra as tropas portuguesas. O romance inova ao abordar não somente as ações, mas os sentimentos e reflexões daquele grupo, as contradições e conflitos que permeavam sua organização e as relações estabelecidas entre pessoas que buscavam construir uma nova Angola livre da colonização.

Já “A Geração da Utopia”, de 1992, acompanha um grupo de jovens que sonhou e lutou por um país livre e se depara com a realidade de Angola pós-independência. Com ironia e espírito crítico, o romance revê e confronta os valores revolucionários expostos em “Mayombe” com o que foi efetivamente construído após a vitória do MPLA sobre Portugal.

Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos (Pepetela) – Nascido em Benguela, Angola, em 1941, o autor é um dos mais importantes escritores de Angola. Expoente de sua geração traz em suas obras o olhar arguto de quem participou das principais transformações políticas e sociais de seu país na condição de protagonista. Alia sua visão privilegiada da história angolana a um texto primoroso, que tem conquistado legiões de admiradores ao redor do mundo. Foi ganhador do Prêmio Camões em 1997 por sua contribuição inestimável para a literatura de língua portuguesa e participou de lideranças importantes na esfera cultural, principalmente na União dos Escritores Angolanos e na Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde.

A Flica – Entre os dias 23 e 27 de outubro acontece na cidade histórica do Recôncavo Baiano a terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). O evento contará com nomes locais, nacionais e internacionais. A festa será gratuita e terá shows musicais, praça de alimentação e pela primeira vez uma programação voltada para o público infantil. O evento tem coordenação geral e realização da Icontent/Rede Bahia e de Marcus Ferreira, da CALI – Cachoeira Literária. O Vice-Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Aurélio Schommer, e o escritor Emmanuel Mirdad, da Mirdad Gestão em Cultura, são os curadores.

A Flica tem Patrocínio da Oi e Coelba, através do Fazcultura, uma parceria entre a Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura, do Governo do Estado da Bahia, Terra de Todos Nós.

Também já tem confirmado nomes como os internacionais KierrasKass, Sylvia Day, e Jean Claude, e nacionais como Laurentino Gomes, autor do best-seller “1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil” e Regina Echeverria, biografa de Elis Regina, Cazuza, Gonzaguinha, Gonzagão e José Sarney. O evento literário contará com a presença de autores baianos como Elieser Cesar, Karina Rabinovitz, Állex Leila, Tom Correia e a historiadora Maria Hilda Baqueiro Paraíso.

Serviço

Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2013

Local: Conjunto do Carmo – Cachoeira

Data: 23 a 27 de outubro (quarta a domingo)

Realização: CALI – Cachoeira Literária e Icontent/Rede Bahia

EVENTO GRATUITO

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113701 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]