MPT da Bahia debate assédio moral em estabelecimentos bancário

MPT debate assédio moral em estabelecimentos bancário.
MPT debate assédio moral em estabelecimentos bancário.
MPT debate assédio moral em estabelecimentos bancário.
MPT debate assédio moral em estabelecimentos bancário.

Assédio moral nos estabelecimentos bancários é o tema do ato público que acontecerá no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia (Av. Sete de Setembro, nº 308 – Corredor da Vitória), segunda-feira (21/10/2013), a partir das 14h. O setor bancário tem sido um dos mais afetados por essa prática ilegal, que apresenta-se como uma prática abusiva sistemática ou repetitiva contra a dignidade humana ou a integridade psíquica ou física do trabalhador. Estudo do MPT revela que dois terços dos trabalhadores desse setor são afetados de alguma forma pelo assédio moral.

Para debater o assunto e buscar formas de prevenir o assédio e mesmo de reprimi-lo, estarão reunidos no auditório do MPT representantes dos bancos, dos trabalhadores, de órgãos de fiscalização, da Justiça Trabalhista, além de pesquisadores do tema. Durante o evento, o MPT fará ainda o lançamento de uma cartilha informativa sobre o assunto e distribuirá cartazes para serem afixados nas instituições financeiras com o objetivo de difundir os conceitos.

Para a procurador Larissa Leal Lima, coordenadora de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho na Bahia, “é preciso combater esse problema através da conscientização tanto dos bancários quanto das instituições, para que a cultura organizacional dos bancos incorpore a preocupação constante em combater todo e qualquer tipo de forma de assédio moral, que é um problema do trabalho que traz reflexos para a vida pessoal e familiar e para a saúde de suas vítimas.”

O evento contará com a participação da pesquisadora Petilda Serva Vasquez e da psicóloga clínica Edjane Aniceto da Rocha, ambas palestrantes. Também foram convidados representantes da Federação e do Sindicato dos Bancários, da Federação Nacional dos Bancos, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, do Ministério do Trabalho e Emprego e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). As principais instituições bancárias com atuação no estado também foram convidadas a debater o assunto.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112763 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]