





A administração do prefeito José Ronaldo de Carvalho protagonizou encontro, em Feira de Santana, no dia 25 (09/2013), entre duas sociedades, a chinesa, baseada no socialismo; e a brasileira, que tem como princípio a república, e como base a economia de mercado.
O encontro entre os representantes dos executivos municipais de Feira de Santana e da cidade de Linyi é um destes momentos que aguçam a percepção sobre as possíveis formas de se analisar o outro, o diferente, e apreender com ele.
Ronaldo é ligado a um pensamento político de direita, que tem como base o liberalismo. Um dos principais fundamentos do liberalismo é a defesa da propriedade privada, sendo o escocês Adam Smith o percursor desta ideologia.
A China está baseada nos conceitos socioeconômicos de Karl Marx, que tem como fundamentos a defesa da propriedade pública, a coletivização dos meios de produção, e a distribuição de bens. Sendo uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos. A teoria socialista é parte do pensamento da esquerda política, que defende, a partir de governos democráticos, o Estado de bem-estar social, além de buscarem a evolução para o modelo socialista.
Apesar das inúmeras contradições que conformam a China do século XXI, o rápido crescimento e a capacidade de erguer equipamentos públicos em breve períodos de tempo, faz com que muitos passem a admirar o que é realizado pelo povo chinês, sem observar o que foi realizado.
A revolução educacional promovida na China socialista, foi o principal elemento transformador da sociedade. Os chineses investiram e investem sistematicamente na educação da população, além de adotarem modelos de planejamento de médio e longo prazo. Objetivando a construção de uma sociedade mais equilibrada, que proporcione dignidade de vida a todos.
Talvez estas lições possam algum dia fazer parte dos princípios da gestão municipal feirense. Por enquanto nos resta a utopia. Nos resta o desejo de evoluir enquanto sociedade. Uma vontade que prende-se a incapacidade de revolucionar através da educação, e de planejar para o médio e longo prazo.
Saiba +
Estreitada relação entre Feira de Santana e Linyi
Construir o relacionamento cooperativo de longo prazo, baseado nos princípios de igualdade, benefício e respeito mútuo e desenvolvimento comum. Com este objetivo foi assinado na quarta-feira (25/09/2013), o protocolo de intenções do estabelecimento das relações de irmandade entre a cidade chinesa Linyi e Feira de Santana, pelo presidente do Comitê Permanente do Congresso Popular do Município de Linyi, Zhang Shaojun e o prefeito José Ronaldo de Carvalho.
O evento ocorreu no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. A delegação chinesa chegou a Feira de Santana no início da manhã. Antes da assinatura, os chineses participaram de um encontro com empresários da cidade. O secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, ressaltou que o acordo bilateral busca o “conhecimento e entendimento cientifico, comercial e cultural”. A assinatura do protocolo de irmandade é resultado da viagem do secretário ao município chinês, no início deste mês.
Zhang Shaojun agradeceu a receptividade dos feirenses e destacou as semelhanças entre as cidades. “A estrutura econômica de Liniy e Feira são parecidas. Nosso município também é forte em logística, comércio, agricultura e na produção de gêneros alimentícios”, pontuou.
Ele disse acreditar que parcerias comerciais poderão ser firmadas muito em breve. “Encontramos empresários locais, conversamos, e essa relação pode impulsionar negócios. A assinatura de protocolo significa uma nova fase no intercâmbio entre os municípios. E espero que seja algo muito bom para a cidade, quando ela completa 180 anos”, observou.
José Ronaldo de Carvalho destacou que a relação de irmandade será positiva para ambas as cidades e nações. “Com certeza os dois lados ganham, os dois lados crescem. Que essa semente que está sendo plantada floresça, que surjam novos encontros de negócios entre as duas cidades e os dois países. A China é o país que mais cresce no mundo, e a região de Liniy é muito próspera. Tanto no aspecto econômico quanto cultural, sejam todos bem vindos”, salientou.
Também integram a comitiva chinesa: Geng Xuewei (distrito-prefeito do Governo Popular do Distrito de Lanshan do município de Linyi); Li Zongtao (diretor da Secretaria Municipal de Comércio de Linyi); Li Zhibin (vice-diretor do Escritório General do Governo Popular Municipal de Linyi); Zhang Jian (vice-diretor do Escritório de Assuntos Exteriores); Wang Shiling (presidente da Lantian Investment Holdings); Wang Yanjun (presidente da Lichen Group); Wei Xiaoxin (presidente da Xingang Group); Zhang Guiyu (presidente da Tianyuan Construction Group); e Yang Chu Chu (tradutora e representante da FAO no Brasil).
Estiveram presentes secretários municipais e outros membros da equipe de Governo; vereadores; o presidente da Associação Comercial de Feira de Santana, Marcelo Souza; o superintendente da Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia (FACEB), Sérgio Gomes; o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação da Bahia, Artur Bitela; além de demais membros de entidades representativas do comércio e indústria.