Encontro entre feirenses e chineses representa a colisão entre modelos ideológicos e formas diferentes de conduzir a sociedade

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Feirenses e chineses protagonizam encontro.
Feirenses e chineses protagonizam encontro.
O presidente do Comitê Permanente do Congresso Popular do Município de Linyi, Zhang Shaojun e o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho.
O presidente do Comitê Permanente do Congresso Popular do Município de Linyi, Zhang Shaojun e o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho.
Feirenses e chineses protagonizam encontro.
Feirenses e chineses protagonizam encontro.
Delegação chinesa durante encontro realizado no Parque do Saber, em Feira de Santana.
Delegação chinesa durante encontro realizado no Parque do Saber, em Feira de Santana.
Evento no Parque do Saber, reuniu feirenses e chineses,
Evento no Parque do Saber, reuniu feirenses e chineses,
Membros do primeiro escalão da prefeitura de Feira de Santana prestigiam encontro.
Membros do primeiro escalão da prefeitura de Feira de Santana prestigiam encontro.

A administração do prefeito José Ronaldo de Carvalho protagonizou encontro, em Feira de Santana, no dia 25 (09/2013), entre duas sociedades, a chinesa, baseada no socialismo; e a brasileira, que tem como princípio a república, e como base a economia de mercado.

O encontro entre os representantes dos executivos municipais de Feira de Santana e da cidade de Linyi é um destes momentos que aguçam a percepção sobre as possíveis formas de se analisar o outro, o diferente, e apreender com ele.

Ronaldo é ligado a um pensamento político de direita, que tem como base o liberalismo. Um dos principais fundamentos do liberalismo é a defesa da propriedade privada, sendo o escocês Adam Smith o percursor desta ideologia.

A China está baseada nos conceitos socioeconômicos de Karl Marx, que tem como fundamentos a defesa da propriedade pública, a coletivização dos meios de produção, e a distribuição de bens. Sendo uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos. A teoria socialista é parte do pensamento da esquerda política, que defende, a partir de governos democráticos, o Estado de bem-estar social, além de buscarem a evolução para o modelo socialista.

Apesar das inúmeras contradições que conformam a China do século XXI, o rápido crescimento e a capacidade de erguer equipamentos públicos em breve períodos de tempo, faz com que muitos passem a admirar o que é realizado pelo povo chinês, sem observar o que foi realizado.

A revolução educacional promovida na China socialista, foi o principal elemento transformador da sociedade. Os chineses investiram e investem sistematicamente na educação da população, além de adotarem modelos de planejamento de médio e longo prazo. Objetivando a construção de uma sociedade mais equilibrada, que proporcione dignidade de vida a todos.

Talvez estas lições possam algum dia fazer parte dos princípios da gestão municipal feirense. Por enquanto nos resta a utopia. Nos resta o desejo de evoluir enquanto sociedade. Uma vontade que prende-se a incapacidade de revolucionar através da educação, e de planejar para o médio e longo prazo.

Saiba +

Estreitada relação entre Feira de Santana e Linyi

Construir o relacionamento cooperativo de longo prazo, baseado nos princípios de igualdade, benefício e respeito mútuo e desenvolvimento comum. Com este objetivo foi assinado na quarta-feira (25/09/2013), o protocolo de intenções do estabelecimento das relações de irmandade entre a cidade chinesa Linyi e Feira de Santana, pelo presidente do Comitê Permanente do Congresso Popular do Município de Linyi, Zhang Shaojun e o prefeito José Ronaldo de Carvalho.

O evento ocorreu no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. A delegação chinesa chegou a Feira de Santana no início da manhã. Antes da assinatura, os chineses participaram de um encontro com empresários da cidade. O secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, ressaltou que o acordo bilateral busca o “conhecimento e entendimento cientifico, comercial e cultural”. A assinatura do protocolo de irmandade é resultado da viagem do secretário ao município chinês, no início deste mês.

Zhang Shaojun agradeceu a receptividade dos feirenses e destacou as semelhanças entre as cidades. “A estrutura econômica de Liniy e Feira são parecidas. Nosso município também é forte em logística, comércio, agricultura e na produção de gêneros alimentícios”, pontuou.

Ele disse acreditar que parcerias comerciais poderão ser firmadas muito em breve. “Encontramos empresários locais, conversamos, e essa relação pode impulsionar negócios. A assinatura de protocolo significa uma nova fase no intercâmbio entre os municípios. E espero que seja algo muito bom para a cidade, quando ela completa 180 anos”, observou.

José Ronaldo de Carvalho destacou que a relação de irmandade será positiva para ambas as cidades e nações. “Com certeza os dois lados ganham, os dois lados crescem. Que essa semente que está sendo plantada floresça, que surjam novos encontros de negócios entre as duas cidades e os dois países. A China é o país que mais cresce no mundo, e a região de Liniy é muito próspera. Tanto no aspecto econômico quanto cultural, sejam todos bem vindos”, salientou.

Também integram a comitiva chinesa: Geng Xuewei (distrito-prefeito do Governo Popular do Distrito de Lanshan do município de Linyi); Li Zongtao (diretor da Secretaria Municipal de Comércio de Linyi); Li Zhibin (vice-diretor do Escritório General do Governo Popular Municipal de Linyi); Zhang Jian (vice-diretor do Escritório de Assuntos Exteriores); Wang Shiling (presidente da Lantian Investment Holdings); Wang Yanjun (presidente da Lichen Group); Wei Xiaoxin (presidente da Xingang Group); Zhang Guiyu (presidente da Tianyuan Construction Group); e Yang Chu Chu (tradutora e representante da FAO no Brasil).

Estiveram presentes secretários municipais e outros membros da equipe de Governo; vereadores; o presidente da Associação Comercial de Feira de Santana, Marcelo Souza; o superintendente da Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia (FACEB), Sérgio Gomes; o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação da Bahia, Artur Bitela; além de demais membros de entidades representativas do comércio e indústria.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121658 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.