Em Cachoeira, Flica recebe Demétrio Magnoli especialista em Relações Internacionais e Geografia Política

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Demétrio Magnoli, autor de diversos ensaios e obras, participa de evento literário de Cachoeira.
Demétrio Magnoli, autor de diversos ensaios e obras, participa de evento literário de Cachoeira.
Demétrio Magnoli, autor de diversos ensaios e obras, participa de evento literário de Cachoeira.
Demétrio Magnoli, autor de diversos ensaios e obras, participa de evento literário de Cachoeira.

Hoje (26/09/2013), na mesa “Donos da Terra – Os Neoíndios, Velhos Bons Selvagens“, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) recebe o Doutor em Geografia Humana, especialista em Relações Internacionais e Geografia Política e pesquisador do Grupo de Análises de Conjuntura Internacional da USP, Demétrio Magnoli. É autor de diversos ensaios e obras, entre as quais “O Corpo da Pátria: imaginação geográfica e política externa no Brasil 1808-1912”, “Uma gota de sangue – História do pensamento racial” e a coleção em dois volumes “Liberdade versus Igualdade”. Na mesa também participa a historiadora Maria Hilda Baqueiro Paraíso.

Seu livro “O Corpo da Pátria: imaginação geográfica e política externa no Brasil 1808-1912” inscreve-se numa tendência de estudos recentes que tomam a formação do território como um importante eixo estruturador da história brasileira. Enfoca a formação nacional como profundamente condicionada pelos processos de conquista e apropriação de espaços, onde a própria construção material do país é alçada a condição de projeto nacional básico e recorrente. Junto com Maria Hilda Baqueiro Paraíso, tendo em vista o tema da mesa, o autor tratará, para além de contextos históricos, dos conflitos entre indivíduos autoidentificados como indígenas e pequenos agricultores em diversos pontos do país, sem se furtar às polêmicas envolvendo os casos de Roraima e Sul da Bahia.

Demétrio Magnoli é ainda bacharel em Ciências Sociais e Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Como docente no Ensino Superior, foi professor das disciplinas de Geografia Política e Geografia Urbana no Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Na condição de pesquisador, especializou-se nas áreas de Relações Internacionais e Geografia Política, publicando diversos ensaios e obras, entre as quais “Uma gota de sangue – história do pensamento racial” e a coleção em dois volumes Liberdade versus Igualdade (2012-13). Também organizou História das Guerras e História da Paz. Trabalhando para a Fundação Alexandre de Gusmão, do Ministério das Relações Exteriores, produziu o manual de Relações Internacionais.Foi colunista semanal da Folha de S. Paulo entre 2004 e 2006. Atualmente, é colunista de O Estado de S. Paulo e O Globo, comentarista internacional do Jornal das Dez da Globo News e integrante do Conselho Editorial da revista Interesse Nacional.

A Flica – Entre os dias 23 e 27 de outubro acontece na cidade histórica do Recôncavo Baiano a terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). O evento contará com nomes locais, nacionais e internacionais. A festa será gratuita e terá shows musicais, praça de alimentação e pela primeira vez uma programação voltada para o público infantil. O evento tem coordenação geral e realização da Icontent/Rede Bahia e de Marcus Ferreira, da CALI – Cachoeira Literária. O Vice-Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Aurélio Schommer, e o escritor Emmanuel Mirdad, da Mirdad Gestão em Cultura, são os curadores.

A Flica tem Patrocínio da Oi e Coelba, através do Fazcultura, uma parceria entre a Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura, do Governo do Estado da Bahia, Terra de Todos Nós.

Também já tem confirmado nomes como Lars Iyer, escritor da trilogia de romances “Spurious”(2011), “Dogma”(2012) e “Exodus”, Laurentino Gomes, autor do best-seller “1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil” e Regina Echeverria, biografa de Elis Regina, Cazuza, Gonzaguinha, Gonzagão e José Sarney. O evento literário contará com a presença de autores baianos como Elieser Cesar, Karina Rabinovitz, Állex Leila, Tom Correia e a historiadora Maria Hilda Baqueiro Paraíso.

Serviço

Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2013

Local: Conjunto do Carmo – Cachoeira

Data: 23 a 27 de outubro (quarta a domingo)

Realização: CALI – Cachoeira Literária e Icontent/Rede Bahia

EVENTO GRATUITO

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113566 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]