Conselho Nacional de Educação publica novas Diretrizes Curriculares em Jornalismo

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Conselho Nacional de Educação publica novas Diretrizes Curriculares.
Conselho Nacional de Educação publica novas Diretrizes Curriculares.
Conselho Nacional de Educação publica novas Diretrizes Curriculares.
Conselho Nacional de Educação publica novas Diretrizes Curriculares.

O Conselho Nacional de Educação publicou no Diário Oficial da União de terça-feira (01/10/2013), a Resolução CNE/CES Nº 1, de 27 de setembro, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado. Agora as universidades têm dois anos para se adequarem às novas normas. A carga horária dos cursos de Jornalismo aumenta de 2700 horas para 3000 horas.

No dia 12 de setembro foi publicada a homologação do Ministério da Educação no Diário Oficial da União. Agora foi publicado o inteiro teor das diretrizes e a definição do prazo de 2 anos para que os cursos de Jornalismo se adéquem.

Elaborada em 2009 por uma comissão de especialistas indicada pelo MEC, a proposta foi formulada a partir de uma consulta pública pela internet e três audiências públicas que contaram com a participação da comunidade acadêmica, profissionais, empresas do setor e representantes de entidades da sociedade civil. E tramitava no Conselho Nacional de Educação (CNE) desde 2010.

As novas diretrizes se inspiram, em grande parte, no Programa de Qualidade do Ensino de Jornalismo que a FENAJ elaborou e defendeu juntamente com entidades como o FNPJ, a SBPJor e a Intercom.

Valci Zuculoto, 1ª secretária da FENAJ, considera que agora, com a publicação da resolução, os cursos e as entidades do campo do Jornalismo terão mais condições de dialogar mais objetivamente e buscar sanar possíveis dúvidas através de consultas junto ao MEC. “As novas diretrizes avançam no equilíbrio entre teoria e técnica, valorizam a especificidade dos cursos de jornalismo, agora autônomos, e propiciam maior qualificação da formação acadêmica adequada à função social do Jornalismo de produção de informação voltada ao interesse público”, avalia.

Baixe as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo 2013.

*Com informações da FENAJ.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123100 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.