Congresso Nacional registra mudança de partido de 46 deputados e dois senadores

Mudanças partidárias repercutem na composição do Congresso Nacional.
Mudanças partidárias repercutem na composição do Congresso Nacional.
Mudanças partidárias repercutem na composição do Congresso Nacional.
Mudanças partidárias repercutem na composição do Congresso Nacional.

Desde 24 de setembro até o fim da tarde deste sábado (05/10/2013), 46 deputados e dois senadores migraram de legenda. Pela legislação eleitoral, hoje é o último dia para que os parlamentares que desejam disputar a eleição no próximo ano troquem de partido.

De acordo com a Mesa Diretora da Câmara, o Solidaridade (SDD) recebeu 22 deputados, e o Pros, 13. Os dois partidos tiveram a criação autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 24. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa, dois deputados que migraram para o SDD estão licenciados e 20 estão em exercício.

Em seguida vêm PP, com quatro deputados, e PSB, com dois. PMDB, PSDB, DEM, PR e PSD ganharam, cada um, um deputado. A Secretaria-Geral da Mesa Diretora não forneceu à Agência Brasil a relação dos nomes e dos partidos de origem dos deputados.

De acordo com a Mesa Diretora da Câmara, o levantamento ainda não é definitivo porque parlamentares que registraram a filiação na Justiça Eleitoral podem comunicar a troca de legenda à Casa no início da próxima semana. A Secretaria-Geral da Mesa funcionou em esquema de plantão até as 18h30 de hoje para registrar a troca de partidos.

No Senado, foram registradas duas mudanças de partido. A senadora Kátia Abreu (TO) trocou o PSD pelo PMDB e o senador Vicentinho Alves, também do Tocantins, saiu do PR e foi para o SDD.

*Com informações da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109896 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]