Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 30 de outubro de 2013

O deputado federal Colbert Martins preocupado com a Região Metropolitana de Feira de Santana.
O deputado federal Colbert Martins preocupado com a Região Metropolitana de Feira de Santana.
O deputado federal Colbert Martins preocupado com a Região Metropolitana de Feira de Santana.
O deputado federal Colbert Martins preocupado com a Região Metropolitana de Feira de Santana.

Colbert e a Região Metropolitana

“Em vez de estar defendendo a mutilação do território de Feira de Santana, Rui Costa deveria fazer com que o governo do estado deixe de falácia e concretize de uma vez por todas a nossa Região Metropolitana, para facilitar mais desenvolvimento para Feira e municípios vizinhos”. Reagiu o deputado federal Colbert Martins (PMDB) contra a postura equivocada do chefe da Casa Civil do governo Jacques Wagner. Feira de Santana poderá perder parte do seu território para municípios vizinhos, de acordo com uma proposta em tramitação na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão do Governo do Estado. Em recente discurso, numa solenidade, Rui Costa defendeu a iniciativa governamental, argumentando que “Feira é uma cidade rica”.  Pela proposta da SEI, Feira de Santana perderia 37 quilômetros quadrados para Anguera, Antônio Cardoso, Tanquinho e São Gonçalo.

As chances

O distrito de Humildes, após a aprovação da lei do Congresso Nacional que determina a criação de novos municípios no país, tem a chance de emancipar-se. Entretanto a prefeitura de Feira de Santana já tomou medidas preventivas para garantir que arrecadação de grandes empresas, situadas na BR- 324 fique para o distrito sede.  A garantia se dá através do projeto municipal (Nova Lei do Perímetro Urbano), aprovado em  junho deste ano pela Câmara Municipal  e  cria novos bairros em Feira de Santana. Segundo Secretário Municipal do Planejamento, Carlos Brito, apesar  dessa lei, precisa de um plebiscito do distrito que deseja se emancipar e outro na sede  do município que está perdendo aquele distrito.

Em defesa de Feira

O secretário Extraordinário de Gestão e Convênios Arsênio Oliveira estará na Casa da Cidadania para explicitar os limites da cidade de Feira de Santana já que estão tentando tirar 35 km da sua fronteira. A briga pelas terras se dá por causa do centro de distribuição de O Boticário, uma briga entre Feira de Santana e a cidade de São Gonçalo dos Campos. Carlito concluiu convocando a todos para irem a ALBA lutar pela defesa dos direitos da cidade. “Feira tem que brigar e buscar junto na Assembleia Legislativa a defesa de suas terras. Se isso não for possível vamos à justiça para garantir os seus direitos”, afirmou. O líder do governo garantiu que não assistirá a tomada das terras feirenses garantidas por lei de braços cruzados e espera que as pessoas com juízo e bom senso mantenham aquilo que pertence à cidade, garantindo que não tem interesse em empresa nenhuma.

No Brasil            

Chegando de Londres nesta sexta-feira, oportunidade em que vem tratar de negócios entre São Paulo e Salvador, o consultor imobiliário Tom Larangeira.  Aproveitará a oportunidade, para vir a Feira de Santana, onde passará uma semana revendo seus familiares.

E o professor Gama?

Já se falou de muita gente que vai ser ouvida pela Comissão da Verdade e até agora não mencionaram o nome do professor e escritor Raimundo Gama, que foi até torturado na época da ditadura militar. Por quê?

Musiculturais

Acontece hoje, a 2ª edição das Quartas Musiculturais, às 19h30, no espaço da Fundação Senhor dos Passos, mais uma vez unindo música, arte e solidariedade. O público poderá conferir tudo tendo como entrada apenas 1 quilo de alimento não perecível, que será doado para a Fazenda Boa Esperança Irmã Dulce. A animação ficará por conta da cantora Luciana Alves, que traz para a festa, convidados especiais para participações como o Samba de roda da Quixabeira da Matinha, o forró de vaquejada da Sela Vaqueira e a dança da bailarina Carmem Silva.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3182 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.