Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 18 de outubro de 2013

Marcelo Alexandrino, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Marcelo Alexandrino, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Marcelo Alexandrino, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Marcelo Alexandrino, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Data da  micareta contraria

A micareta de Feira de Santana será realizada na data inicial, de 24 a 27 de abril. A mudança para os dias 10 à 13 do mesmo mês, foi proposta pela Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana , com o apoio de  entidades ligadas ao segmento e apresentada ao Conselho Municipal de Festejos Populares,  após identificação do grande acúmulo de feriados entre os dias 17 de abril a 4 de maio, o que prejudica o comércio e a própria festa,  que  foi discutida por representantes de todos os segmentos que participam da Micareta. Por outro lado, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, consultou o Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian, por se tratar do período da Quaresma e o último dia da festa (13 de abril) cair exatamente no domingo de Ramos, o que resultou na decisão municipal de manter a data original, pois não haveria outra mais conveniente para a realização da festa. “A ACEFS lamenta a decisão do poder público municipal, já que a intenção não era contrapor a Igreja católica, mas evitar o que com certeza absolutamente acontecerá que são enormes prejuízos em todos os ramos e segmentos da economia da cidade”, afirma o presidente da instituição  Marcelo Alexandrino.

Suspensa inscrições

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Justiniano França, suspendeu a realização das inscrições para o concurso público da Casa da Cidadania e explicou que as mesmas ainda não podem ser feitas até porque o edital ainda não foi publicado. A Câmara de Vereadores de Feira de Santana suspendeu as inscrições para o concurso público, cujo edital já havia sido publicado pela empresa que vai aplicar os exames..

Ausência

Tomou posse  na Academia de Educação de Feira de Santana, o homem público, cientista, professor universitário, ex ministro de estado, ex-governador da Bahia, Roberto Figueira Santos, peça fundamental para o início de funcionamento da UEFS. Lamentavelmente, a imprensa local não esteve por lá, nem a atual direção da UEFS. São outros tempos. Já não se tem mais a dimensão do fato socialmente relevante, nem do cargo. (Professor Jose Lima de Menezes no Facebook).

Confraria

A Confraria dos Gastrônomos estará se reunindo durante o habitual almoço, nesta sexta feira, no restaurante Cantina Aprile da Av Santo Antônio. O presidente Isac Faria, por motivos superiores  não estará presente e assumirá o comando do ágape o membro fundador Cloves Barros Figueiredo, em virtude do vice Heraldo Moraes ter mudado de domicilio.

Prêmio Capes

O estudante do Programa de Pós-graduação em Botânica  da Uefs, Domingos Benício Oliveira Cardoso, conquistou o Prêmio Capes de Tese 2013 na área da Biodiversidade. A tese de doutorado foi uma das melhores defendidas em 2012, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, no dia 10 de dezembro. Intitulada “Sistemática de Papilionoideae (Leguminosae): Filogenia das linhagens basais e revisão de Luetzelburgia”, a tese teve como foco a compreensão das relações de parentesco e a evolução das flores no grupo mais diverso da família das leguminosas, que inclui representantes conhecidos, como os feijões e o amendoim.

Seminário

O VI Seminário sobre a qualidade nacional da Educação Básica,  realizado no Dia do Professor, no teatro do CUCA, abordou o tema O DESAFIO DE LER E ESCREVER NOS ANOS INICIAIS. Foi um evento produtivo, contando com a presença de membros da Academia Baiana de Educação, à exemplo do seu Presidente Prof. Astor Pessoa e da Presidente de Honra Profa. Leda Jesuino dos Santos, que também é Acadêmica Correspondente da Academia de Educação de Feira de Santana, do Vice-Prefeito Luciano Ribeiro,  alunos do ensino superior, professores e os membros da Academia de Educação.          A Mesa Redonda foi coordenada pela Acadêmica Yara Maria Cunha Pires e teve como expositoras as Professoras Maria Thereza Marcílio e membro da Academia Baiana de Educação, e as professoras da UEFS Ana Carla Lima  e Marilda Carneiro Santos.  Após a conclusão dos trabalhos do Seminário, aconteceu a posse do Governador e Professor Roberto Santos na condição de Acadêmico Correspondente e Membro Honorário da Academia de Educação. No decorrer da solenidade, vários momentos de emoção, em especial quando mencionado nos discursos proferidos pelo Vice-Presidente da Academia, Dr. Geraldo Leite e pelo Acadêmico Edivaldo Machado Boaventura.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3028 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]