

Data da micareta contraria
A micareta de Feira de Santana será realizada na data inicial, de 24 a 27 de abril. A mudança para os dias 10 à 13 do mesmo mês, foi proposta pela Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana , com o apoio de entidades ligadas ao segmento e apresentada ao Conselho Municipal de Festejos Populares, após identificação do grande acúmulo de feriados entre os dias 17 de abril a 4 de maio, o que prejudica o comércio e a própria festa, que foi discutida por representantes de todos os segmentos que participam da Micareta. Por outro lado, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, consultou o Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian, por se tratar do período da Quaresma e o último dia da festa (13 de abril) cair exatamente no domingo de Ramos, o que resultou na decisão municipal de manter a data original, pois não haveria outra mais conveniente para a realização da festa. “A ACEFS lamenta a decisão do poder público municipal, já que a intenção não era contrapor a Igreja católica, mas evitar o que com certeza absolutamente acontecerá que são enormes prejuízos em todos os ramos e segmentos da economia da cidade”, afirma o presidente da instituição Marcelo Alexandrino.
Suspensa inscrições
O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Justiniano França, suspendeu a realização das inscrições para o concurso público da Casa da Cidadania e explicou que as mesmas ainda não podem ser feitas até porque o edital ainda não foi publicado. A Câmara de Vereadores de Feira de Santana suspendeu as inscrições para o concurso público, cujo edital já havia sido publicado pela empresa que vai aplicar os exames..
Ausência
Tomou posse na Academia de Educação de Feira de Santana, o homem público, cientista, professor universitário, ex ministro de estado, ex-governador da Bahia, Roberto Figueira Santos, peça fundamental para o início de funcionamento da UEFS. Lamentavelmente, a imprensa local não esteve por lá, nem a atual direção da UEFS. São outros tempos. Já não se tem mais a dimensão do fato socialmente relevante, nem do cargo. (Professor Jose Lima de Menezes no Facebook).
Confraria
A Confraria dos Gastrônomos estará se reunindo durante o habitual almoço, nesta sexta feira, no restaurante Cantina Aprile da Av Santo Antônio. O presidente Isac Faria, por motivos superiores não estará presente e assumirá o comando do ágape o membro fundador Cloves Barros Figueiredo, em virtude do vice Heraldo Moraes ter mudado de domicilio.
Prêmio Capes
O estudante do Programa de Pós-graduação em Botânica da Uefs, Domingos Benício Oliveira Cardoso, conquistou o Prêmio Capes de Tese 2013 na área da Biodiversidade. A tese de doutorado foi uma das melhores defendidas em 2012, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, no dia 10 de dezembro. Intitulada “Sistemática de Papilionoideae (Leguminosae): Filogenia das linhagens basais e revisão de Luetzelburgia”, a tese teve como foco a compreensão das relações de parentesco e a evolução das flores no grupo mais diverso da família das leguminosas, que inclui representantes conhecidos, como os feijões e o amendoim.
Seminário
O VI Seminário sobre a qualidade nacional da Educação Básica, realizado no Dia do Professor, no teatro do CUCA, abordou o tema O DESAFIO DE LER E ESCREVER NOS ANOS INICIAIS. Foi um evento produtivo, contando com a presença de membros da Academia Baiana de Educação, à exemplo do seu Presidente Prof. Astor Pessoa e da Presidente de Honra Profa. Leda Jesuino dos Santos, que também é Acadêmica Correspondente da Academia de Educação de Feira de Santana, do Vice-Prefeito Luciano Ribeiro, alunos do ensino superior, professores e os membros da Academia de Educação. A Mesa Redonda foi coordenada pela Acadêmica Yara Maria Cunha Pires e teve como expositoras as Professoras Maria Thereza Marcílio e membro da Academia Baiana de Educação, e as professoras da UEFS Ana Carla Lima e Marilda Carneiro Santos. Após a conclusão dos trabalhos do Seminário, aconteceu a posse do Governador e Professor Roberto Santos na condição de Acadêmico Correspondente e Membro Honorário da Academia de Educação. No decorrer da solenidade, vários momentos de emoção, em especial quando mencionado nos discursos proferidos pelo Vice-Presidente da Academia, Dr. Geraldo Leite e pelo Acadêmico Edivaldo Machado Boaventura.
Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos