Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 02 outubro de 2013

Ao centro, Tatiana Veloso, primeira diretora da UFRB de Feira de Santana.
Ao centro, Tatiana Veloso, primeira diretora da UFRB de Feira de Santana.

Posse da diretora do Cetens

Ao centro, Tatiana Veloso, primeira diretora da UFRB de Feira de Santana.
Ao centro, Tatiana Veloso, primeira diretora da UFRB de Feira de Santana.

Em solenidade concorrida, aconteceu posse da diretora pro-tempore do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens), campus provisório, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana, a professora Tatiana Veloso. O evento ocorreu sexta-feira, (27/09/2013) e com aulas previstas para iniciar no dia 11 de novembro próximo. No ensejo, o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, falou sobre a caminhada da universidade nesses seis anos de existência e a consolidação do campus e ainda destacou a importância dos investimentos em tecnologia e a contribuição que o campus da instituição pode oferecer, ao tempo em que parabenizou a diretora Tatiana Veloso, que, em seu discurso de posse, caracterizou como abrangente o processo de expansão que as universidades federais estão passando e reafirmou seu compromisso, antes como professora assistente da UFRB, e agora como diretora de centro. Entre os presentes o deputado federal Zezeu Ribeiro, o líder do governo do Estado na Assembleia Legislativa deputado estadual Zé Neto, o vice-diretor Silvio Luiz Soglia, o coordenador Nildo Pitombo entre outros. O Cetens oferecerá os cursos de graduação em Licenciatura em Educação no Campo (com habilitações em Matemática e Ciência da Natureza); Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Energia e Sustentabilidade, e Arquitetura e Urbanismo, além dos cursos de pós-graduação em Energia, Materias e Desenvolvimento Sustentável. Após a solenidade, Martine e João Veloso receberam em sua residência para um almoço o magnífico reitor da UFRB Paulo Gabriel Nacif e comitiva.

Quem é ?

Tatiana Veloso, filha do delegado João Veloso, é professora assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com graduação em agronomia pela Universidade Federal da Bahia, possui especialização em Cooperativismo e mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Ela está cursando doutorado em geografia pela Universidade Federal de Sergipe.

Caruru na cap

Vera Sento Sé recebeu sábado, 28, amigos para uma caruru, em seu apê em Ondina em Salvador, comemorando o aniversário da sua filha Vera Rita e de seu neto Mateus. Entre os presentes Maria José e Jairo Sento Sé,Solange Lins de Albuquerque,Licia Tavares, Simone Bartilotti Chaves, Marlene Pinho, Elisa Leão,Aline Sento Sé, Marconi Lins de Albuguergue, Misael Tavares,Celeste e Fernando Kléber Coelho,Márcio Lins de Albuquerque.

Sem fronteiras

Líder no ranking do programa Ciências sem Fronteiras dentre as instituições estaduais da Bahia; convênios firmados com 14 países; um total de 282 alunos foram contemplados com programas de mobilidade estudantil, desde 2007. Esses foram alguns dos motivos que despertaram o interesse da comitiva chinesa da cidade de Linyi pela Universidade Estadual de Feira de Santana e em vista à esta, na quarta-feira,25, a delegação conheceu o trabalho desenvolvido pela Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri) no campo da internacionalização universitária. Na oportunidade, o presidente do Comitê Permanente do Congresso Popular do Município de Linyi, Zhang Shaojun, demonstrou interesse em firmar parcerias com a Uefs.

Novo partido

Depois de muitas especulações, finalmente o suplente de senador José Francisco Pinto, Zé Chico, que por 20 anos foi filiado ao PDT, definiu sua opção partidária e irá se filiar aos Democratas. Antes da decisão, consultou o senador João Durval Carneiro, seu padrinho político, que o aconselhou a acompanhar o prefeito José Ronaldo. No próximo sábado, 5, um ato público em Feira de Santana, que deverá contar com lideranças do partido no Estado, acontecerá a sua filiação. Zé Chico pretende ser candidato a deputado federal.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3063 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]