Cientistas belga e britânico são os vencedores do Prêmio Nobel de Física

Peter W. Higgs, britânico, de 84 anos.
Peter W. Higgs, britânico, de 84 anos.
François Englert, belga, de 81 anos.
François Englert, belga, de 81 anos.
Peter W. Higgs, britânico, de 84 anos.
Peter W. Higgs, britânico, de 84 anos.

Os cientistas François Englert, belga, de 81 anos, e Peter W. Higgs, britânico, de 84, são os vencedores do Prêmio Nobel de Física 2013. A Real Academia Sueca de Ciências divulgou  na terça-feira (08/10/2013) os nomes dos premiados. Eles foram escolhidos pelo desenvolvimento de pesquisas sobre a teoria que explica como as partículas adquirem massa.

A teoria premiada é parte central do Modelo Padrão da Física de Partículas, que descreve como o mundo é construído. De acordo com o Modelo Padrão, tudo, desde flores, pessoas e até estrelas e planetas, é composto pelo que podem ser considerados blocos de construção: partículas de matéria. As partículas são comandadas por forças mediadas por partículas de força, que se certificam de que tudo funciona como deveria.

Em 1964, Englert e Higgs propuseram a teoria de forma independente. Em 2012, as pesquisas dos cientistas foram confirmadas a partir da descoberta de uma chamada partícula identificada por Higgs em pesquisas em Genebra, na Suíça.

O Modelo Padrão de Física também repousa sobre a existência de um tipo especial de partícula: a Higgs. A partícula se origina de um campo invisível que preenche todo o espaço. Mesmo quando o universo parece vazio, o campo está presente. Sem a partícula Higgs, não há existência, pois é a partir do contato com o campo que as partículas adquirem massa . A teoria proposta por Englert e Higgs descreve esse processo.

Amanhã (9) será divulgado o nome do Prêmio Nobel de Química. Na próxima quinta-feira (10), será anunciado o Prêmio Nobel de Literatura e, na sexta-feira, será a vez do Prêmio Nobel da Paz. Na segunda da próxima semana, dia 14, será anunciado o Prêmio Nobel de Economia.

O total de prêmios em dinheiro, em 2012, foi 8 milhões de coroas suecas (cerca de 930 mil euros). Os escolhidos receberão os prêmios em dezembro, em cerimônias em Estocolmo e em Oslo no dia 10, aniversário da morte do fundador, Alfred Nobel, em 1896.

Os prêmios Nobel passaram a ocorrer a partir da disposição do químico, engenheiro e industrial sueco (1833-1896) de doar seus bens para o reconhecimento de personalidades que prestassem serviços à humanidade. Alfred Nobel foi o inventor da dinamite.

Edição: Graça Adjuto//A matéria foi alterada às 13h17 para corrigir informação, no quinto parágrafo, sobre o Prêmio Nobel de Literatura. Antes, estava dito que a data de divulgação do referido prêmio não estava marcada

*Com informações da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111058 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]