

O Jornal Grande Bahia entrevistou, na quinta-feira (12/09/2013), Nilson Ferreira da Silva Júnior conhecido como Nilsinho do PDT, ele é vereador em São Gonçalo dos Campos, e recentemente apresentou um projeto que visa acabar com o voto secreto na câmara de vereadores. Motivado pelo protestos sociais ocorridos no Brasil, em 2013, o vereador defende a total transparência das ações dos que atuam no setor público e avalia que o projeto de lei é um importante passo para o fortalecimento da democracia, devendo ser aprovado por ampla maioria.
Jornal Grande Bahia – O que lhe motivou a apresentar este projeto?
Nilson Junior – O que me motivou foi a tendência nacional, vimos nos últimos meses os anseios da população nesse sentido, e nós, como representantes do povo, temos que levar à luz o que fazemos ao povo. Nós somos os representantes e eles os representados, e já diz o artigo da constituição, em seu parágrafo único, que o poder emana do povo, então precisamos devolver esse poder fazendo esclarecer o que se passa no legislativo.
JGB – Você apresentou esse projeto, que é um projeto que gera certa polêmica, porque nem todos querem mostrar transparência para sociedade. Qual foi a receptividade do projeto?
Nilson Junior – Foi muito boa, basta dizer que o projeto nasceu assinado por seis vereadores. Então somos seis autores de um projeto que abre o voto na câmara municipal, eles são solícitos em aprovar o projeto. Ocorreu, na última terça-feira (10/09), onde o projeto na câmara foi colocado em primeira votação, o pedido de vista. Retiraram o projeto da pauta, mas vai voltar nesta terça-feira (17/09/13) para a primeira apreciação e votação, e tenho certeza que por fim, será aprovado pela grande maioria dos vereadores.