UFRB é instalada em Santo Amaro

Paulo Gabriel, reitor da UFRB, durante discurso de inauguração do campus em Santo Amaro.
Paulo Gabriel, reitor da UFRB, durante discurso de inauguração do campus em Santo Amaro.
Paulo Gabriel, reitor da UFRB, durante discurso de inauguração do campus em Santo Amaro.
Paulo Gabriel, reitor da UFRB, durante discurso de inauguração do campus em Santo Amaro.
Instalação de campus da UFRB em Santo Amaro.
Instalação de campus da UFRB em Santo Amaro.

Na posse do diretor pro tempore do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), o professor Danillo Silva Barata, centenas de pessoas prestigiaram o evento e se emocionaram com a realização de um sonho para a cidade: a instalação de uma universidade federal. A cerimônia realizada no Teatro Dona Canô foi seguida da inauguração da reforma do prédio provisório onde ficará a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), localizada na Escola Dr. Araújo Pinho, Rua do Imperador, Centro. As aulas no novo campus da UFRB de Santo Amaro estão previstas para novembro.

“Hoje realmente é um dia festivo. A juventude santoamarense merece isso em resposta a uma luta antiga. Fazer parte deste momento é muito gratificante para mim”, diz o diretor Barata. O prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado, ressalta que a história começa a ser escrita por outras letras na cidade, após 191 anos de luta. “A UFRB em Santo Amaro é uma realidade e temos que comemorar sim este momento. Hoje quitamos um débito antigo ao povo dessa cidade com o carinho, respeito e dignidade que eles merecem”, ressalta Machado.

O reitor Paulo Nacif durante seu discurso lembrou que no país ainda há poucos jovens em universidades. “Precisamos trabalhar para aumentar esses números e buscar a inclusão quantitativa nas faculdades. Não podemos mais continuar a perder novos talentos. Queremos formar cidadãos mais questionadores e que lutem por melhorias na saúde, na educação e em outras esferas”, deseja.

Para o SiSU 2014.1 está prevista a oferta pelo CECULT do Bacharelado em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, que será o requisito formal para ingresso no segundo ciclo de formação específica: Tecnologias do Espetáculo (Cenografia, Figurino, Iluminação e Caracterização), Música Popular Brasileira, Produção Musical, Design Digital e Política e Gestão Cultural. Mais adiante, estão previstos os cursos de pós-graduação em Gestão Cultural e Tecnologias do Espetáculo.

A cerimônia contou com as presenças de secretários, vereadores, prefeitos, apresentação da Filarmônica 19 de março, diretores, professores, reitores, estudantes, comunidades e demais autoridades locais.

Diretor do CECULT

Danillo Barata possui graduação e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É videoartista, responsável pela implantação do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, do qual foi coordenador de 2008 a 2010. É pesquisador do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio (GAAP) e do Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas Livres e Multimeios (LinkLivre).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107956 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]