UEFS: abertas as inscrições para Mestrado em Planejamento Territorial 2014

Juarez Duarte Bomfim.
Juarez Duarte Bomfim.

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2014

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO TERRITORIAL – MESTRADO PROFISSIONAL

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana, faz saber que as inscrições para a seleção do MESTRADO PROFISSIONAL EM PLANEJAMENTO TERRITORIAL, estarão abertas aos portadores de diploma de nível superior – cursos de duração plena – no período de 23 de setembro de 2013 a 31 de outubro de 2013.

1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Planejamento Territorial

2. NÚMERO DE VAGAS

20 (vinte) vagas, sendo 10% reservadas para professores e/ou servidores da Universidade Estadual de Feira de Santana em atendimento ao Artigo 18 da Resolução CONSEPE 063/2013

3. LINHAS DE PESQUISA

Linha de Pesquisa 1: Políticas públicas, planejamento territorial e participação social.
• A relação entre as políticas públicas, desde a gênese até a execução dos projetos e
programas, com o planejamento territorial nas diversas escalas é o foco de
investigação/intervenção dessa linha de pesquisa, com ênfase para a participação dos
diversos setores da sociedade civil organizada nesse processo de planejamento e de
elaboração de políticas específicas. Nessa linha de pesquisa a intenção é o destaque, da participação de associações, cooperativas, sindicatos, confederações, movimentos de base comunitária, dentre outras, tanto no processo de gestação das políticas públicas quanto seus rebatimentos territoriais.

Linha de Pesquisa 2: Planejamento territorial e geoprocessamento
• Esta linha de pesquisa tem por objetivo realizar estudos de ordenamento territorial tendo por base a interface entre a sociedade e a natureza. Análise do meio físico e social tendo com suporte mapeamentos temáticos, com base em geoprocessamento que fomentam o planejamento territorial, enfocando a integração, organização e sistematização de dados quali-quantitativos socioambientais com vistas no planejamento e Gestão urbano-regional.

Esta linha contempla também o desenvolvimento, pesquisa e extensão voltados à
comunidades tradicionais, cartografia social e etnomapeamento.

4. INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas na secretaria do Programa de Planejamento Territorial localizada no MA do Módulo VII da Universidade Estadual de Feira de Santana, das 8:30 ás 11:00 e 14:30 às 17:00, ou via correio, SEDEX, para o endereço, Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Módulo VII – MA7, Mestrado Profissional em Planejamento Territorial, Avenida Transnordestina, s/n, Bairro Novo Horizonte, Feira de Santana-
BA, CEP: 44036-900.

As inscrições via SEDEX só serão consideradas com a data limite de
postagem de 01 de novembro de 2013. Nenhuma inscrição será aceita por correio eletrônico.

Contato para dúvidas: Tel./fax: (75) 3161-8142/3161-8211 ou por e-mail: [email protected]

4.1 Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais) que poderá ser paga mediante DEPÓSITO IDENTIFICADO no Banco: 001 Agência: 3832-6 Conta Corrente: 991.530-3 do Banco do Brasil.

4.2. Serão indeferidas as inscrições com documentação incompleta, irregular, apresentada fora da ordem especificada ou com fotocópias ilegíveis.

4.3 A taxa de inscrição não será devolvida em nenhuma hipótese.

4.4. Os candidatos que obtiveram os cursos de Graduação no exterior deverão apresentar a respectiva documentação revalidada na forma da lei.

5. DOCUMENTAÇÃO

5.1 O candidato deverá apresentar, no ato de inscrição para a Seleção ao Curso de Mestrado ou via SEDEX:

A) Uma via encadernada em espiral e obedecendo à ordem seqüencial abaixo:

1. Ficha de inscrição devidamente preenchida obtida na página eletrônica do Mestrado
Profissional em Planejamento Territorial – www.uefs.br/mppt ou na sala da Secretaria do Programa de Planejamento Territorial (MA – Módulo 7).

2. Comprovante original de depósito.

3. Curriculum vitae atualizado e impresso direto da plataforma Lattes/CNPq;

4. Termo de compromisso do candidato em ter disponibilidade para realizar, na UEFS, as atividades exigidas pelo Programa (na página eletrônica do Programa de Planejamento Territorial – ou na sala da Secretaria do Mestrado localizada MA do Módulo 7, na Universidade Estadual de Feira de Santana;

5. Carta de apresentação da instituição de origem do candidato, liberando para as atividades do MPPT em caso de aprovação, se o candidato tiver vínculo empregatício. Professores, funcionários ou profissionais autônomos com carga horária de 20 horas ou inferior, não necessita a apresentação desta carta.

B) Em uma via encadernada separadamente em espiral e obedecendo à ordem seqüencial abaixo:

1. Cópia da ficha de inscrição devidamente preenchida.

2. Anteprojeto de pesquisa.

C) Uma cópia digital, gravada em CD IDENTIFICADO, do anteprojeto de pesquisa.

5.2 – Poderão se inscrever candidatos(as) que comprovarem a condição de concluintes de curso de graduação, desde que a data prevista para a colação de grau seja anterior à data fixada para matrícula do primeiro semestre de 2014 por este Edital. Não serão matriculados e perderão a vaga os(as) candidatos(as) que deixarem de entregar, na data da matrícula, a documentação comprobatória de conclusão de curso superior.

5.3 A documentação mencionada no item 5.1 acima, dos(as) candidatos(as) que não forem aprovados(as) poderá ser retirada até 90(noventa) dias depois da conclusão do processo seletivo, após o que será destruída.

6. PROCESSO SELETIVO

6.1 O processo seletivo será realizado em três etapas:

1ª Etapa – (eliminatória) – Análise do anteprojeto de pesquisa ou intervenção. O qual deverá alcançar nota mínima 7 (sete). O anteprojeto deve contemplar uma ou ambas as linhas do Mestrado.

2ª Etapa – (eliminatória) – Entrevista. Nesta etapa, o candidato deverá alcançar média mínima 7 (sete). Só participará desta etapa os candidatos que obtiverem nota mínima 7 (sete) no anteprojeto.

2ª Etapa – (classificatória) – Prova de conhecimentos da língua estrangeira (inglês).
Será permitido o uso de dicionário (léxico ou bilíngüe). Não será permitida a entrada de
candidato/a após o horário de início da Prova de Proficiência em Língua Estrangeira, fixado neste Edital. O candidato deverá se identificar apresentando um documento original com foto.

6.2 O não comparecimento por qualquer motivo em uma das etapas eliminará o candidato

6.3 Aos(às) candidatos(as) aprovados(as) em todas as etapas será atribuída uma pontuação obtida pelo cálculo da média aritmética das notas do anteprojeto e entrevista. Dentre os(as) candidatos(as) aprovados(as) em todas as etapas serão selecionados(as) e convocados(as) para o preenchimento das vagas aqueles(as) que obtiverem as médias mais elevadas. A ordem de classificação será determinada pelas médias obtidas, sendo critério de desempate a nota da prova de proficiência em
língua inglesa.

6.4 O anteprojeto deverá ter no máximo 10 (dez) laudas (incluindo bibliografia e lista de fontes), em fonte Times New Roman 12, entre linhas 1,5 e margens padrão de 2,5 cm (superior e inferior) e 3 cm (direita e esquerda) e contemplar os seguintes elementos:

1- Título

2- Introdução e Justificativa

3- Objetivos (geral e específicos)

4- Revisão Bibliográfica

5- Metodologia

6- Cronograma

7- Referências

7. CALENDÁRIO

7.1 O processo seletivo e a matrícula dos aprovados observarão o seguinte calendário:
Inscrição de candidatos 23 de setembro de 2013 a 31 de outubro de 2013

Homologação das inscrições 8 de novembro de 2013

Divulgação do resultado da 1ª etapa – Análise do Anteprojeto 12 de dezembro de 2013

Prova de proficiência em língua estrangeira 16 de dezembro de 2013

Entrevistas 17 a 19 de dezembro de 2013

Divulgação do resultado final 10 de janeiro de 2014

Matrícula (entrega dos documentos) 17 de fevereiro de 2014

Matrícula (assinatura de matrícula) 24 de fevereiro de 2014

8. DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

A divulgação da homologação e dos resultados parciais e finais será através de publicação no endereço eletrônico da UEFS: ou e no mural da Secretária do Mestrado em Planejamento Territorial no MA do módulo 7 da UEFS.

Ver Edital:

Juarez Duarte Bomfim
Sobre Juarez Duarte Bomfim 740 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]