Tatiana Veloso toma posse como primeira diretora da UFRB de Feira de Santana

Ao centro, Tatiana Veloso, primeira diretora da UFRB de Feira de Santana.
Ao centro, Tatiana Veloso, primeira diretora da UFRB de Feira de Santana.
Ao centro, Tatiana Veloso, primeira diretora da UFRB de Feira de Santana.
Ao centro, Tatiana Veloso, primeira diretora da UFRB de Feira de Santana.

A professora Tatiana Veloso tomou posse como diretora pro-tempore do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens), campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana, a professora Tatiana Veloso. O evento foi realizado nesta sexta-feira (27/09/2013), na sede provisória do campus, localizada na sede do Serviço de Integração do Migrante (SIM), no bairro de mesmo nome.

O campus da UFRB em Feira funcionará, provisoriamente, no prédio do Instituto de Educação e Desenvolvimento (INED), no bairro Sim. As aulas iniciarão no dia 11 de novembro deste ano.

O reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, falou sobre a caminhada da universidade nesses seis anos de existência e a consolidação dos campi no Recôncavo Baiano, salientando que, em Feira de Santana, o processo não deve ser diferente, visto o potencial econômico, industrial e tecnológico que a cidade possui.

O reitor ainda destacou a importância dos investimentos em tecnologia e a contribuição que o campus da universidade pode oferecer nessa caminhada e parabenizou a diretora pro-tempore, Tatiana Veloso, pela nova conquista. “Tatiana é símbolo da transformação efetiva que queremos ver na universidade e tenho certeza que o centro de Feira de Santana está em boas mãos”, completou.

Tatiana Veloso, em seu discurso de posse, caracterizou como abrangente o processo de expansão que as universidades federais estão passando e reafirmou seu compromisso, antes como professora assistente da UFRB, e agora como diretora de centro.

Zé Neto parabeniza a nova diretora da UFRB

“É com muita alegria e emoção que participamos da posse de Tatiana Veloso, feirense e filha de duas figuras importantes conhecidas na cidade: o delegado Veloso e a delegada Martine Veloso, pessoas que têm um trajeto de defesa dos interesses sociais na nossa cidade. A nova diretora tem um trajeto de vida que integra a pesquisa e a intelectualidade sem perder de vista a capacidade de luta e de enfrentamento das questões sociais com determinação ideológica e muito compromisso”, disse o parlamentar.

Reitor da UFRB enfatiza apoio de Zé Neto

Na oportunidade, o reitor Paulo Gabriel Nacif ressaltou a contribuição de Zé Neto na consolidação do campus da universidade no município de Feira de Santana. “Zé Neto teve participação efetiva na construção dessa universidade. Ele sempre sonhou com isso; um campus federal aqui em Feira de Santana. A gente dialogou profundamente sobre essa instalação e faço aqui um agradecimento público a sua liderança e a forma sempre solidária e firme que nos apoiou”, disse.

Presentes

A mesa solene foi composta por Paulo Gabriel Nacif, reitor da UFRB; Sílvio Luiz Soglia, vice-diretor; Nildon Pitombo, coordenador geral da Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior (Codes); e a nova diretora do Cetens, Tatiana Veloso.

Além da presença da família e amigos da nova diretora, lideranças políticas e municipais, corpo técnico-administrativo do campi também estiveram presentes.

Mais educação e desenvolvimento

O deputado Zé Neto acredita que Feira de Santana ganha em ceder espaço para a consolidação da UFRB e parabeniza a escolha do bairro SIM para abrigar provisoriamente a sede do centro.

“Esse ato é um marco para Feira de Santana e para a UFRB que inicia seus trabalhos em nossa cidade; Feira dá um grande passo em busca de melhorias e desenvolvimento. O fato do campus estar sendo instalado no SIM tem uma simbologia relevante, pois aqui foi sede do Serviço de Integração do Migrante, e daí vem o nome do bairro, uma referência para essa cidade que chegou onde está em função de ser um entroncamento rodoviário que, com seus ônus e bônus, trouxe o nosso município ao patamar que hoje se encontra, uma cidade com 600 mil habitantes, maior que oito capitais do país.

Cursos

O Cetens oferecerá os cursos de graduação Licenciatura em Educação no Campo (com habilitações em Matemática e Ciência da Natureza); Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Energia e Sustentabilidade, e Arquitetura e Urbanismo, além dos cursos de pós-graduação em Energia, Materias e Desenvolvimento Sustentável.

Zé Neto acredita que os cursos condizem com a demanda de Feira de Santana e fortificam o laço entre os campos rural e urbano. “Os cursos desse campus são especialmente voltados para a educação no campo e não tenho dúvida que isso se integra fortemente aos interesses de nossa região, inclusive quebrando o paradigma de que urbano e rural são opostos; a UFRB vem para dizer que estes se encontram e harmonizam e são vetores importantes para o desenvolvimento regional e econômico”, disse.

A nova diretora

Tatiana Veloso é professora assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Com graduação em agronomia pela Universidade Federal da Bahia, possui especialização em Cooperativismo e mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Ela está cursando doutorado em geografia pela Universidade Federal de Sergipe.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108107 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]