Prefeito de Feira de Santana abre a Exposição Agropecuária 2013 e destaca determinação dos produtores rurais

Vista aérea do parque de exposições João Martins da Silva, em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea do parque de exposições João Martins da Silva, em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea do parque de exposições João Martins da Silva, em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea do parque de exposições João Martins da Silva, em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

A determinação dos produtores rurais em realizar a Exposição Agropecuária de Feira de Santana, mesmo enfrentando um longo período de adversidades, foi elogiada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, durante a cerimônia de abertura oficial da mostra, no final da tarde deste domingo, (01/09/2013). “Eles se reuniram comigo e afirmaram que a Expofeira seria realizada. Os apoiei e mais uma vez mostramos que os sertanejos são fortes”, afirmou.

O prefeito disse que a festa rural feirense existe por causa dos produtores rurais e em função deles. “A vontade de produzir e mostrar o que há de melhor no campo é que faz o Parque de Exposição João Martins da Silva existir”. Por outro lado disse não entender o por que das instituições financeiras não apoiarem a Expofeira como deveriam, mesmo tendo insistentemente procurado. “Praticamente todos os recursos investidos na Exposição são do povo de Feira de Santana”.

O secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Sales, elogiou a festa e o empenho do secretário municipal de Agricultura, Ozeny Moraes, para a realização da 38ª Expofeira.  Enfatizou que os últimos três anos é o pior momento vivido pela agropecuária baiana. “Mas este setor é bem maior do que tudo isso que está passando, que é difícil, mas todos vão avançar”.

Para Virgínia Hage, superintendente federal do Ministério da Agricultura na Bahia, foi um ato de coragem fazer a Expofeira em um momento tão adverso. “Mas todos acreditaram na festa, que apresenta animais de alta qualidade”.

O presidente do Sindicato Rural de Feira de Santana, Carlos Henrique Rodrigues, disse que o momento era de alegria, tristeza e sofrimento. Estava alegre porque José Ronaldo abraçou a vontade dos produtores rurais; sofrimento porque a situação é adversa. “Muitos não acreditavam na realização da mostra, mas os produtores acreditaram. Feira de Santana dá uma mostra que acredita na força da pecuária”.  Para ele, se a exposição não fosse realizada seria criado um vácuo até o próximo ano.

Ozeny Moraes destacou empenho do governo municipal para realizar a Expofeira. “O momento é adverso, mas demos uma demonstração de que quando existe a união os resultados positivos acontecem. Aqui estamos com uma grande festa com a participação de animais das mais altas linhagens. A elite da pecuária está no Parque de Exposição”.

Prefeito visita stands na primeira noite da Expofeira

Neste domingo, 1°, durante a primeira noite da XXXVIII Exposição Agropecuária (Expofeira 2013), o prefeito José Ronaldo visitou stands montados no Parque de Exposição João Martins da Silva,  após abertura oficial do evento.

No stand do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o prefeito  foi recebido pelo coordenador regional, Wagner Sade, que explicou sobre a participação das cooperativas na exposição. O local dispõe de boxes com vendas de artesanato, comidas típicas regionais, bebidas e plantas.

Durante a visita José Ronaldo cumprimentou o público presente no parque, além de visitar  o stand do Banco do Brasil, onde foi recebido por funcionários. O local oferece o serviço de caixa eletrônica para transações bancárias além do corpo técnico para verificação de contas e linhas de crédito rural.

Ao final o prefeito avaliou positivamente o primeiro dia de evento. “Os stands estão bem organizados, com serviços sendo bem executados. A expectativa para esses oito dias é de que bons negócios sejam fechados e que o público se divirta muito”, finalizou. A XXVIII Exporfeira se estende até o próximo domingo.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108702 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]