Luiz Felipe Pondé filosofa na Flica, em Cachoeira

Luiz Felipe Pondé, ensaísta brasileiro participa da mesa "As imposições do amor ao indivíduo" no sábado.
Luiz Felipe Pondé, ensaísta brasileiro participa da mesa "As imposições do amor ao indivíduo" no sábado.
Luiz Felipe Pondé, ensaísta brasileiro participa da mesa "As imposições do amor ao indivíduo" no sábado.
Luiz Felipe Pondé, ensaísta brasileiro participa da mesa “As imposições do amor ao indivíduo” no sábado.

Grande nome da filosofia e da literatura nacional, Luiz Felipe Pondé confirmou presença no sábado, dia 26 de outubro, na Festa Literária Internacional de Cachoeira. O escritor participa do evento na mesa “As imposições do amor ao indivíduo”, que terá a mediação de Rosel Soares. No mesmo dia, em mesas diferentes, participam do evento nomes como Joca Reiners Terron, Tom Correia e Maria Hilda Baqueiro Paraíso.

Pondé, em suas entrevistas, já ironizou os ecologistas de butique, e disse que o mundo corre o risco de ficar brega. Mesmo com tantos temas polêmicos, está na TV, revistas e tem dois best-seller: “Contra um mundo melhor”(2010) e o “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia”(2012).

É escritor de obras como “O homem insuficiente: Comentários de Psicologia Pascaliana” (2001), “Conhecimento na desgraça: Ensaio da Epistemologia Pascaliana”(2004), “Crítica e profecia: filosofia da religião em Dostoiévski” (2003), “Do pensamento no deserto: Ensaio de Filosofia, Telogia e Literatura” (2009) e “O Catolicismo Hoje” (2011).

Logo na abertura do último livro publicado (Guia Politicamente Incorreto da Filosofia), Pondé avisa: “Este livro é a confissão de um pecador irônico a respeito de uma mentira moral: o politicamente correto”. Nesta publicação, o escritor aborda a história do politicamente correto, tendo como base o pensamento de nomes como Nietzsche, Darwin, Rousseau, Kant e Nelson Rodrigues. Entre os temas abordados, política, religião, preconceito e felicidade.

Para os críticos, a filosofia de Pondé valoriza as tradições religiosas ocidentais (mesmo não seguindo a uma religião em particular), combate o pensamento politicamente correto, além de ter um certo pessimismo.

Luiz Felipe Cerqueira e Silva Pondé  – Nasceu em Recife, mas tem ligação com a Bahia. Foi neste Estado que estudou no ensino médio. Em São Paulo cursou filosofia na Universidade de São Paulo (USP), onde também fez doutorado, sendo que desta vez em parceria com a Universidade de Paris-VIII. Recebeu título de Pós-doutor da Universidade de Tel Aviv. Atualmente, Pondé é professor de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de filosofia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e colunista da Folha de São Paulo.

A Flica – Entre os dias 23 e 27 de outubro acontece na cidade histórica do Recôncavo Baiano a terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). O evento contará com nomes locais, nacionais e internacionais. A festa será gratuita e terá shows musicais, praça de alimentação e pela primeira vez uma programação voltada para o público infantil. O evento tem coordenação geral e realização da Icontent/Rede Bahia e de Marcus Ferreira, da CALI – Cachoeira Literária. O Vice-Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Aurélio Schommer, e o escritor Emmanuel Mirdad, da Mirdad Gestão em Cultura, são os curadores.

A Flica tem Patrocínio da Oi e Coelba, através do Fazcultura, uma parceria entre a Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura, do Governo do Estado da Bahia, Terra de Todos Nós.

Também já tem confirmado nomes como os internacionais Kierras Kass, Sylvia Day, e Jean Claude, e nacionais como Laurentino Gomes, autor do best-seller “1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil” e Regina Echeverria, biografa de Elis Regina, Cazuza, Gonzaguinha, Gonzagão e José Sarney. O evento literário contará com a presença de autores baianos como Elieser Cesar, Karina Rabinovitz, Állex Leila, Tom Correia e a historiadora Maria Hilda Baqueiro Paraíso.

Serviço

Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2013

Local: Conjunto do Carmo – Cachoeira

Data: 23 a 27 de outubro (quarta a domingo)

Realização: CALI – Cachoeira Literária e Icontent/Rede Bahia

Evento gratuito

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9610 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).